Headhunter: O que é e qual a sua importância?

Tempo de leitura: 2 minutos

Dúvidas como: O que é headhunter? Qual a sua importância? Para que serve? São dúvidas bem frequentes. Contudo, entender o que isso significa será de fundamental importância.

Hoje como profissionais temos que ficar atento a tudo que acontece no mercado, e ao nosso redor, muitas vezes encontramos com profissionais headhunter, fazemos parte das mesmas redes sociais que eles, mas nem notamos, muitas vezes pelo fato de não conhecermos o que significa esse conceito.

Por isso decidir escrever esse post para que você fique familiarizado sobre esse termo, e saiba identificar esses profissionais.

Afinal, o que é headhunter?

Esse nome headhunter foi dado para profissionais completamente especializados em identificar talentos, recrutar, medir, selecionar para leva-los para uma determinada empresa. Ou seja, esses profissionais vão, em busca de profissionais capacitados para que assim possa recruta-los.

Em outras palavras são profissionais treinados para trabalhar em agências, como consultor ou até mesmo individualmente, são profissionais que possuem um bom network, e uma capacidade, enorme para identificar profissionais qualificados para ocupar vagas especificas.

Muitos desses profissionais headhunter, utilizam as redes sociais como forma de alcançar um determinado candidato, eles são persuasivos e sabem aumentar sua rede de relacionamento e acaba aliando isso com o seu trabalho, a fim de encontrar candidatos excelentes para ocupar vagas disponíveis.

Qual a importância do headhunter?

A importância do headhunter para as empresas são incontáveis, pois empresas que contratam esse tipo de serviço conseguem aumentar a qualidade dos seus funcionários.

Isso acontece pelo fato de que os peritos em headhunter sabem quem são os melhores profissionais para aquela determinada empresa, e função, eles sabem escolher qual o perfil que se encaixe para a vaga, e sabe também o caminho até chegar nesse profissional.

Atualmente os profissionais de headhunter estão cada vez mais espalhados, e sendo solicitados, pois as empresas que pensam em reduzir os ricos de contratações mal sucedidas e tentam  acima de tudo acertar na contratação dos seus novos funcionários, estão contratando esse tipo de perito pelo fato de terem confiança no seu trabalho.

Se formos pontuar os motivos da importância do headhunter  o conteúdo com certeza ficaria muito longo.

Algumas características de um profissional de headunter

Os profissionais de headhunter são dotados de algumas características bem comuns que fazem eles profissionais bem conceituados no mercado.

Uma das principais características desse profissional é a confiança em si mesmo, isso é imprescindível para esse tipo de perito.

Outra característica importante é a persistência e o perfil de liderança, esses profissionais  possuem essas capacidades bem nítidas. Eles também sabem ouvir, tem empatia e sabem se relacionar de forma clara e coesa.

Buscam soluções precisas e sabem negociar, foca sempre no ganha-ganha, buscam sempre a cooperação e a harmonia. Tem comprometimento com a escolha e acompanham o desenvolvimento do candidato na empresa.

Essas são apenas algumas das principais características de um profissional headhunter, pode ter certeza que esse tipo de profissional a cada ano será mais solicitado, pela qualidade do seu trabalho.

Conclusão

Como vimos o headhunter esta cada vez mais se tornando importante no mercado, por isso é preciso ficar atento, pois você como profissional pode está na mira de um desses profissionais mas ainda não sabe. Por isso que conhecer e ampliar seu conhecimento sobre esse tipo de profissional poderá ter bastante utilidade para sua carreira.

Se este artigo foi bom para você, deixe um comentário ou compartilhe nas redes sociais.

Joás Alves

Olá, meu nome é Joás Alves, sou bacharel em produção publicitária e empreendedor digital, uma das minhas mais queridas missões, é compartilhar conhecimento para ajudar no seu crescimento pessoal e profissional.

Artigos Relacionados