Gratidão: Vamos praticar?

Tempo de leitura: 1 minuto

Gratidão é um sentimento grandioso de reconhecimento, somos gratos quando, por exemplo, recebemos algo de alguém, um favor, esse sentimento de gratidão transforma, é uma emoção de satisfação que, reluz energias positivas e nos faz bem.

Contudo, é importante entender que quando a gratidão não é exercida traz consigo vários resultados pífios, o lamentável sentimento de ingratidão, ou silêncio da omissão, faz com que perdemos o foco no que é importante e benéfico para nossa vida.

Nos negócios não é diferente, quando você não sabe agradecer, você transforma sentimentos bons que poderia ser compartilhados, em sentimentos vazios, e sem resultados expressivos, imagine um líder que não sabe agradecer pelo bom desempenho dos seus liderados? Imagine uma empresa que não valoriza, e se omite a elogiar um colaborador? Pode ter certeza que elas perdem em criar sinergia, perdem nos desenvolvimentos a longos prazos, perde no relacionamento interpessoal, no trabalho em equipe, tenho certeza que perder não é seu objetivo, portanto, seja grato.

Não use o silêncio da omissão, esse tipo de situação acontece quando alguém faz algo bom, porém, você não agradece, pelo fato de achar que a pessoa tomou aquela atitude apenas como obrigação, procure ser gratos também nas pequenas coisas.

“A questão é que a gratidão direciona e intensifica o foco do indivíduo para as coisas boas e para aquilo que já possui. Já a ingratidão direciona todo o foco para o que a pessoa não tem, não faz ou ainda não é.”  – Paulo Vieira 

Quando agimos com gratidão, mudamos completamente nosso estado, não é atoa que pesquisas comprovam que a gratidão torna o ser humano mais feliz, por isso foque em ser grato, a cada dia, pois, quando somos gratos consequentemente criamos possibilidades de atingir a alta performance.

“A gratidão é um fenômeno profundo e complexo que desempenha papel fundamental na felicidade e performance humana.” – Emmons e McMulloug, 2004, The psychology of gratitude

Eu sei que passamos por situações negativas, mas sempre temos que procurar enxergar aquela determinada situação como aprendizado, fazendo isso podemos criar empresas prósperas, exercer a, liderança com autoridade, gerar engajamento, criar sinergia, gerar empatia, melhorar o relacionamento, etc. Com tudo isso valorize as coisas que você já possui, agradeça pelo dia, pela oportunidade de fazer a diferença, tenha a humildade de agradecer, e tenha uma vida abundante.

Então, vamos praticar a gratidão hoje mesmo?

Se este artigo foi bom para você, deixe um comentário ou compartilhe nas redes sociais.

Joás Alves

Olá, meu nome é Joás Alves, sou bacharel em produção publicitária e empreendedor digital, uma das minhas mais queridas missões, é compartilhar conhecimento para ajudar no seu crescimento pessoal e profissional.

Artigos Relacionados