Gatilho mental da escassez: Use e venda mais

Tempo de leitura: 4 minutos

No nosso dia a dia a utilização dos gatilhos mentais vem se tornando cada vez mais necessários, principalmente no meio mercadológico. E o gatilho mental da escassez com certeza é um dos que mais vem sendo colocado em prática.

É sabido que não é apenas o gatilho mental da escassez que tem sua relevância, existem vários que tem sua importância, inclusive já abordei em outros post sobre alguns deles como: o gatilho mental da autoridade, da aprovação social e o da reciprocidade.

No entanto, decidir escrever este post dando a total atenção e ênfase no gatilho mental da escassez, a partir dessa leitura você saberá o que é gatilho mental da escassez, como utilizar esse gatilho mental para potencializar suas vendas, além de muito mais.

O que é gatilho mental da escassez?

Esse gatilho mental resumidamente é uma forma clara de persuasão que tem como objetivo tornar algo, como produto, serviço, escasso. Pois, fazendo isso aquilo se torna categoricamente mais valioso.

Em outras palavras o gatilho mental da escassez nada mais é do que uma estratégia relevante aplicada para que desperte nas pessoas a sensação de pressa, usando exatamente a sensação de perda caso áquela determinada pessoa não seja rápida na sua tomada de decisão.

Algumas das frases que podem representar muito bem esse gatilho mental são de um dos mestres da persuasão o autor Robert B. Gialdini que diz o seguinte: Menos é melhor, e perda é pior.  Já a outra diz: Tudo se torna mais valioso quando fica menos disponível.

Ou seja, o gatilho mental da escassez desperta essa sensação de urgência quando algo se torna menos disponível. Isso faz com que qualquer produto, serviço, ou o que for que esteja envolvido nessa escassez se torne precioso e indispensável.

Como potencializar as vendas utilizando o gatilho mental da escassez?

Na hora de potencializar suas vendas, ou conquistar mais clientes é fundamental saber como utilizar o gatilho mental da escassez. Pois, pode ter certeza que essa estratégia quando bem utilizada é sem sobras de dúvidas uma ferramenta que irá contribuir para o sucesso do seu negócio.

Existem diversas formas para vender mais utilizando o gatilho mental da escassez, porém é importante frisar que existem formas que possibilitaram uma maior precisão, por isso que repetir que entender, mais a fundo sobre como potencializar as vendas utilizando o gatilho mental da escassez nunca é demais.

Muitas empresas estão utilizando esse gatilho mental de forma mais clara e com isso estão conquistando cada vez mais clientes.

Provavelmente em algum momento você já tenha passado na frente de uma loja, e tenha ouvido chamadas dos vendedores, falando frases como: “Corra para não perder a promoção”. “Ultimas peças corra e leve a sua.” “O desconto está acabando.” Talvez você não tenha ouvido precisamente frases como essas citadas, mas tenho certeza que você lembra, de frases parecidas, porém que tenha o mesmo objetivo, fazer com que você se apresse para não perder o que está sendo vendido.

Isso é muito comum nos dias de hoje. Por isso, se você quiser saber como aumentar as vendas com o gatilho mental da escassez, basta começar a utilizar estratégias simples como criar chamadas como essas: “Ultimas unidades.”, “Até quando durar o estoque.”, “Estoque limitado”, “Frete grátis para os 10 primeiros que comprarem”, “Vagas limitadas”, “Desconto de 20% só hoje”. Essas são algumas de várias expertises que podem despertar atitude e rápida tomada de decisão, potencializando assim suas vendas.

A importância da escassez para o aumento de vendas

Quando perguntam qual a importância da escassez para aumentar as vendas, literalmente não temos como não argumentar sobre as quantidades de benefícios proporcionados por esse gatilho mental quando de fato entendemos sobre ele.

No ambiente que lhe for apropriado, esse gatilho mental funciona e tenho a certeza que sempre irá funcionar. Pois, quando estamos expostos à situações de incerteza e quando ficamos em dúvida sobre a possibilidade de perder algo, ficamos mais propício a decidir rapidamente por menos do que pela possibilidade de perder.

Como a citação do autor Robert B. Cialdini que já foi colocada nesse conteúdo, que diz: Menos é melhor, e perda é pior. Frases parecidas como essas logicamente passam pela cabeça das pessoas, quando são expostas a algum tipo de chamada de escassez, são frases parecidas ou como essas que passam na mente: “É melhor garantir agora do que perder depois”, “Vou comprar agora, vai que depois o preço fique mais alto”. “Vou comprar logo, vai que eu não encontre mais esse produto”. Pensamentos como esses são latentes na mente das pessoas, por conta disso que a escassez é tão importante.

Ela mexe com nosso cérebro e isso categoricamente faz com que as chances da tomada de decisão sejam cada vez, mais rápidas e precisa.

Moderação na hora de utilizar o gatilho mental da escassez

Vale ressaltar que não é pelo fato do seu negócio ser viável para utilizar esse gatilho, que você saíra atirando para todos os lados. Ou achando que poderá utilizar essa técnica de todo jeito.

Caso você não faça um estudo meticuloso sobre as possibilidades de assertividade, análise de precificação, ou o uso de qualquer outra estratégia importante. Você poderá perder a credibilidade do seu cliente.

Imagine você entrar em uma loja ou está na internet navegando no comércio eletrônico e se deparar com uma chamada que diz: “Compre o Iphone 7 e ganhe 50% de desconto, promoção válida apenas hoje”. Você olha aquela promoção e acha bacana, porém no outro dia você visita a mesma empresa e se depara com a mesma promoção. No dia seguinte a mesma coisa.

Pode ter certeza que isso irá causar um impacto negativo, pois se você quiser utilizar essa estratégia saiba respeitar prazos, e passe credibilidade, seja criativo na hora de criar métodos de vendas, e ganhe a admiração e respeito do seu cliente.

Finalizando…

Utilizar o gatilho mental da escassez sempre sobra de dúvidas virou uma necessidade para muitas empresas, pela sua importância e logicamente pelos seus inúmeros benefícios. Contudo, vale ressaltar que para ser utilizada essa técnica, será preciso analisar se o ambiente que você atua terá viabilidade e aceitação do seu público alvo, pois tendo a praticabilidade e você sabendo executar as estratégias de forma correta, com certeza você obterá os melhores resultados.

Se este artigo foi bom para você, deixe um comentário ou compartilhe nas redes sociais.

Joás Alves

Olá, meu nome é Joás Alves, sou bacharel em produção publicitária e empreendedor digital, uma das minhas mais queridas missões, é compartilhar conhecimento para ajudar no seu crescimento pessoal e profissional.