Feedforward: o que é e qual a sua importância?

Tempo de leitura: 2 minutos

Saber o que é feedforward, com certeza poderá ser relevante para você como profissional. Contudo é sabido que esse termo é pouco falado, ao contrario do feedback, que é comum ouvimos falar no nosso dia a dia.

No entanto, isso não quer dizer que o feedforward seja menos importante, pelo fato de ser menos falado. Pode ter certeza que ambos são importantes na sua devida proporção.

Então seja muito bem-vindo ao início da leitura desse artigo, espero que ao terminá-lo você possa ficar familiarizado sobre o que é feedforward, mas que você também conheça qual a sua importância, além de muito mais.

Afinal, o que é feedforward?

Feedforward se refere a um comportamento futuro, podendo ser uma sugestão para a melhoria do que irá acontecer. Por exemplo, você é líder de marketing de uma grande empresa, e marca uma reunião com um estagiário, antes dessa reunião você chama aquele colaborador e sugere que ele leve uma agenda para que possa anotar as principais ideias que forem surgindo conforme acontece a reunião e pede para que ele evite levar o celular.

Ou seja, diferente do feedback que trata exatamente do acontecido, o feedforward, serve como uma sugestão para o que ainda vai acontecer. Usando  outras palavras essa ferramenta nada mais é do que um suporte para a execução assertiva de uma atividade ou ação que será realizada.

A importância do feedforward

O feedforward é uma ferramenta importante, pois através desse processo muitas empresas conseguem resultados satisfatórios, pelo fato de orientar o colaborador precavendo assim de possíveis erros.

Muitos dizem que o feedback olha para o retrovisor já o feedforward olha para frente. Em outras palavras essa ferramenta tem a visão de futuro, isso consequentemente faz com que qualquer empresa envolvida ganhe tempo, evitando feedback improdutivo.

O feedforward é crucial para o colaborador, pois faz com que ele se sinta acolhido e guiado pelo seu gestor, isso facilita categoricamente o trabalho em equipe, e aumenta grandemente a sua produtividade.

No ponto de vista de crescimento profissional essa ferramenta é muito relevante, pelo fato de proporcionar ao colaborador desafios que podem lhe servir como motivação para alcançar um nível de profissionalismo ainda maior.

Os benefícios dessa ferramenta são incontáveis, porém é sempre bom frisar, que para esse processo proporcionar bons frutos, não basta apenas conhece-lo, o mais importante é saber como utiliza-lo corretamente.

Como diz o ditado: “É melhor prevenir do que remediar”, ou seja, é melhor saber de forma precisa orientar seus colaboradores, do que esperar uma possível falha acontecer para poder corrigi-los.

Dito isso deve ter ficado claro qual a importância do feedforward, pois quando bem utilizado, esse processo traz inúmeros benefícios, tanto para a empresa, quanto para os seus colaboradores.

Alguns benefícios do feedforward

Decidir pontuar alguns benefícios do feedforward, para que você possa entender de forma mais precisa a relevância dessa ferramenta.  Sem mais delongas vamos aos benefícios:

– Essa ferramenta ajuda a mudar o futuro e não o passado;

– Pessoas bem-sucedidas geralmente preferem sugestões a críticas;

– O feedforward tende a ser mais eficiente e eficaz do que o feedback;

– Essa ferramenta foca no lado positivo, proporcionando assim motivação e empatia;

– O feedforward pode vim de qualquer pessoa, basta conhecer bastante de um determinado assunto;

 

Essa ferramenta com certeza é um diferencial competitivo, e pode ser usado em diversas ocasiões, pois sua importância e seus benefícios são nítidos.

Como bem vimos durante o post, essa ferramenta tem a capacidade de ajudar tanto uma organização quanto ao colaborador a crescerem e alcançarem seus objetivos.  E isso de fato é fantástico, pois é categórico que a filosofia do ganha-ganha, nunca é demais para quem deseja obter sucesso.

Se este artigo foi bom para você, deixe um comentário ou compartilhe nas redes sociais.

Joás Alves

Olá, meu nome é Joás Alves, sou bacharel em produção publicitária e empreendedor digital, uma das minhas mais queridas missões, é compartilhar conhecimento para ajudar no seu crescimento pessoal e profissional.

Artigos Relacionados