Entenda por que a empatia é tão importante

Tempo de leitura: 3 minutos

Uma das habilidades mais importantes que podemos exercer é a empatia, é incrivelmente notório o quando a empatia nos traz de benefícios, mas infelizmente essa poderosa habilidade não é exercida por todas as pessoas e isso só causam inúmeras perdas.

Muitas vezes ouvimos as pessoas falarem  sobre a importância da empatia, os benefícios dela, porém, não paramos para refletir se estamos sendo realmente empático nos nossos relacionamentos, no trabalho, na faculdade, em casa ou onde quer que seja.

Por isso ficar atento e entender de fato o que é e como essa prática pode trazer de melhoria na nossa vida, já é um ponto bastante importante para nosso crescimento.

Entendendo o Que é Empatia

É importante entender que empatia é diferente de simpatia,  é comum as pessoas confundirem e se questionarem sobre essa diferença, mas resumidamente a simpatia é quando tratamos as pessoas com naturalidade, ou seja, quando você é agradável, cordial.

Já a empatia é quando a gente se coloca no lugar da outra pessoa, não julgamos, sabemos respeitar a diferença, de forma totalmente honesta e não fingida, basicamente ser empático é ser sincero e procurar o bem-estar do outro independentemente da situação ou quem quer que seja.

“Ser empático é ver o mundo com os olhos do outro e não ver o nosso mundo refletido nos olhos dele”. Carl Rogers

Ao entender o que é empatia e o quanto ela pode nos ajudar na vida em sociedade, fica cada vez mais possível um crescimento e uma transformação em todos os aspectos da vida.

Como Praticar a Empatia?

Talvez, uma das coisas mais difícil de praticar seja o exercício de ouvir e compreender o ponto de vista, opinião, ou o que seja que outra pessoa tenta nos convencer, nesse momento vem á importância de como praticar á empatia. Caso você “ouça” alguém apenas esperando a pessoal terminar para poder retrucar e falar o seu ponto de vista, tá na hora de rever como anda a sua empatia, não quero dizer que você para ser empático tenha que concordar com tudo, aceitar tudo, não é isso.

O que quero que você entenda, é que para praticarmos a empatia é fundamental saber ouvir de verdade, entender o ponto de vista da outra pessoal, procurar enxergar como ela enxerga, quando focamos verdadeiramente no que a outra pessoa tem a nos dizer, podemos entender e nos relacionar melhor com ela.

Isso em sociedade é fundamental, vemos muitas pessoas sendo intolerantes, a  todo instante praticando o preconceito, sendo desonesto e tudo mais, agora eu te pergunto: Se essas pessoas que fazem isso soubesse como praticar a empatia será que tínhamos uma sociedade cada vez mais afundada em lamentáveis caos? Possivelmente não. Então comece a praticar a empatia pelo básico, que é o ouvir e compreender verdadeiramente, isso já irar fazer uma grande diferença.

Benefícios da Empatia

Se fomos contar a quantidade de benefícios da empatia, talvez você não iria terminar de ler esse artigo tão cedo, mas separei alguns benefícios primordiais que são advindos dessa atitude, sem mais delongas vamos a eles:

Você vai motivar as pessoas ao seu redor: Independentemente da situação quando você exerce a empatia você motiva as pessoas, pelo fato  de você procurar enxergar os lados positivos, se colocar a disposição verdadeiramente para ajuda-la, isso faz com que automaticamente a pessoa se sinta motivada por você, e consequentemente as motiva para achar uma solução ou o caminho mais viável a seguir.

Você exercerá uma liderança mais eficiente: Um líder que exerce a empatia, ele transforma um ambiente de trabalho, cria sinergia e faz com que seus liderados se sintam acolhidos, criando assim uma reciprocidade positivíssima, onde todos saem ganhando.

Entenderá  as necessidades e preocupações das pessoas ao seu redor:  Sua capacidade de compreender as pessoas aumentarão categoricamente, quando você procurar entender as pessoas você será cada vez mais útil para a sociedade, pois, quanto mais você ouvir, mais vai compreender e fazendo isso poderá achar soluções para suprir uma necessidade ou superar um problema, enxergando soluções que talvez outras pessoas não enxergam.

Você Melhorará seu Marketing pessoal:  A empatia é fundamental  e é um ingrediente importantíssimo no mercado, pois, quanto mais você demostra, aumentar sua chance no mercado de trabalho, nos negócios, Etc. Porque as empresas valorizam cada vez mais pessoas que saibam se relacionar, e ser empático é um processo importante para a construção de um bom relacionamento interpessoal.

Concluindo…

É recomendável fazer o uso sem moderação da empatia, pois, se você pretende construir relacionamentos prósperos, negócios sustentáveis, parcerias duradouras, Etc. Pode ter certeza que ter essa atitude será primordial, para seu sucesso.

Se este artigo foi bom para você, deixe um comentário ou compartilhe nas redes sociais.

Joás Alves

Olá, meu nome é Joás Alves, sou bacharel em produção publicitária e empreendedor digital, uma das minhas mais queridas missões, é compartilhar conhecimento para ajudar no seu crescimento pessoal e profissional.

Artigos Relacionados