Entenda o que é segmentação de mercado

Tempo de leitura: 3 minutos

Entender o que é segmentação de mercado é de fundamental importância, pois, ela consiste e ajuda no aumento da performance de uma empresa, além de proporcionar vários outros benefícios, nós consumidores temos nossas escolhas e preferências na hora de realizar uma compra.

O mercado possibilita uma infinidade de opções de produtos e serviços, cada produto e serviço pode ser direcionado para um público específico, por isso que saber como utilizar a segmentação de mercado pode ser um diferencial para qualquer empresa.

Uma empresa que entende de fato, qual a importância da segmentação de mercado, ela consequentemente sai na frente dos seus concorrentes.

Contudo, Caso essa segmentação não seja feita corretamente, pode causar vários impactos negativos para o crescimento da empresa, causando transtornos financeiros enormes, pois, quando uma empresa não sabe como utilizar os benefícios da segmentação de mercado, ela pode “queimar dinheiro”, pois, fará investimentos sem retorno garantido.

Por isso que acertar no alvo, na hora de realizar a segmentação de mercado, poderá ser altamente benéfico, para qualquer negócio.

O que é segmentação de mercado?

A segmentação de mercado, acontece quando é feito uma estratégia para definir o público alvo do seu produto ou serviço, ou seja, essa segmentação faz com que as empresas possam entender qual é seu grupo de clientes, o que fazem, suas preferências, o que usam, etc.

Em outras palavras a segmentação de mercado faz com que sua estratégia de negócio, seja mais eficiente possível, pois, quando você conhece seu público alvo e direciona seu produto ou serviço para ele, você consequentemente aumenta suas chances de crescer no mercado, escolhe melhor a sua precificação recuperando mais rapidamente seu ROI (retorno sobre investimento), através da segmentação feita.

Como fazer uma segmentação de mercado?

Para você fazer uma boa segmentação de mercado é preciso seguir alguns passos primordiais. O primeiro deles é identificar seu mercado, isso se dar através da percepção e características demográfica e socioeconômica, por exemplo, através disso você poderá conhecer a renda, sexo, idade, residência, etc. Procedimento básico, porém, importante, pois, permitirá a você conhecer melhor seu cliente, ou futuro cliente.

O segundo passo fundamental,  é entender qual será o seu mercado objetivo, ou seja, as pessoas na qual desejamos direcionar nosso produto ou serviço, em outras palavras nosso cliente alvo, por exemplo, se desejamos vender um perfume masculino, de alto nível, temos que observar categoricamente o valor que iremos cobrar, se baseando no poder aquisitivo do nosso cliente.

É importante a partir desses passos anteriores, passar para o terceiro passo que é identificar o perfil do consumidor, ou seja, entender a experiência que seu cliente obteve, anteriormente, por exemplo, as opiniões do seu cliente sobre a sua última compra, gostos e preferências mais contundentes, a quantidade em que consomem o, seu estilo de vida, ou seja, são inúmeros e  variadas  formas de identificar com precisão o perfil do seu consumidor alvo.

O  quarto passo, após conhecer o perfil do consumidor,  é traçar nosso objetivo de marketing, nesse momento temos que levar em consideração, o mix de marketing,  pois, entendendo as variáveis, fica mais fácil conhecer e se estabelecer no mercado.

A partir do momento que for realizado os quartos passos anteriores, chega o esperado e importante que é o quinto passo, nesse poderemos identificar precisamente a qualidade das estratégias estabelecidas, e claro podemos perante a análise, continuar buscando novas alternativas no mercado.

Qual a importância da segmentação de mercado?

Como você deve ter observado, antes de promover um produto ou serviço no mercado, você terá que passar por varias análises e com isso utilizar inúmeras estratégias.

A importância da segmentação do mercado é contundente, pois, ela categoricamente faz com que sua empresa percorra pelo caminho mais assertivo, e preciso.

Empresas que não entendem qual a importância da segmentação de mercado, ficam como popularmente é dito: “ mais perdida do que cego no tiroteio”, essa não é a decisão mais rentável e relevante para nenhum negócio, que foca no crescimento a curto, médio e longo prazo.

Quando é feita a segmentação de mercado, a empresa potencializa seu resultado, melhorando a visibilidade da sua marca, pois, quando uma empresa valoriza e entendem seu público ela não é abusivo e direciona sua energia e estratégia para quem de fato tem interesse, no seu produto ou serviço, fortalecendo cada vez mais seu branding.

Por isso que antes de focar apenas no lucro, conheça seu público e direcione toda sua energia e sabedoria para conseguir oferecer o que for de melhor e mais benéfico para ele. O influente Philip Kotler dizia:“É mais importante adotar a estratégia correta do que buscar o lucro imediato.”

Então, entenda precisamente a importância da segmentação de mercado e conduza suas estratégias para o caminho que seja mais coerente para seu negócio.

Conclusão

Toda segmentação de mercado é necessária para um melhor desempenho e crescimento de qualquer empresa, sendo assim é importante analisar todas as possibilidades e métricas para possíveis, fazendo isso a sua estratégia poderá seguir para um caminho mais assertivo possível.

Se este artigo foi bom para você, deixe um comentário, ou compartilhe nas redes sociais.

Joás Alves

Olá, meu nome é Joás Alves, sou bacharel em produção publicitária e empreendedor digital, uma das minhas mais queridas missões, é compartilhar conhecimento para ajudar no seu crescimento pessoal e profissional.

Artigos Relacionados