Entenda o que é Concorrência direta e indireta

Tempo de leitura: 3 minutos

Analisar a concorrência é primordial, conhecer os produtos e serviços, entender melhor sua qualidade, seu preço, etc. É um dever de casa de qualquer empresa, pois, fazendo essa análise a empresa pode potencializar seus resultados. Dito isso é fundamental que você conheça os tipos de concorrência. Por conta dessa relevância, decidir escrever esse post para aborda sobre a concorrência direta e indireta.

Conhecer o que é concorrência direta e indireta e entender qual a diferença entre concorrência direta e indireta já será um passo importante para a aplicação da sua estratégia no mercado.

Bem sabemos que não podemos esperar um resultado positivo, sem efetivar estratégias contundentes, você não vai, por exemplo, escolher sua melhor precificação sem conhecer seu concorrente, você não criará formas para melhorar seu branding sem conhecer seu concorrente, você não fará um marketing tão preciso se não conhecer o seu concorrente, ou seja, toda estratégia para ser colocada em prática com maiores chances de assertividade, tem que vim com conhecimento categórico do mercado e dos seus concorrentes.

Por isso é importante sempre ressaltar que focar em conhecer seus concorrentes, será uma tarefa básica para que você possa criar estratégias com maiores chances de sucesso.

Entenda o que é e qual a diferença entre Concorrência direta e indireta

Na competitividade do mercado, nesse duelo muitas vezes desenfreado, esses dois tipos de concorrência cresce compulsivamente. Nem pense que o seu concorrente é apenas aquele que está na frente da sua loja, ou ao lado, seu concorrente poderá muitas vezes está longe da sua visão, porém, bem perto do seu público alvo.

A Seguir vamos entender mais claramente qual a diferença entre concorrência direta e indireta:

– Concorrência direta: Esse tipo de concorrência acontece quando um negócio oferece os mesmos produtos, serviços. Ou seja, quando uma empresa trabalha com objetivos iguais no mesmo nicho de mercado.

Para que a explicação fique mais clara sobre o que é concorrência direta, vamos observar um exemplo, seguindo o conceito de marketing, vamos supor que você queira ouvir um jogo de futebol no rádio, no momento está passando o mesmo jogo na CBN, e na Transamérica.

Essas duas emissoras estão disputando a mesma audiência, ou seja, você como ouvinte poderá optar em ouvir o jogo em uma ou na outra emissora, porém, claramente essas duas estações de rádios estão disputando categoricamente, o mesmo público alvo, pelo fato de estarem transmitindo o mesmo jogo de futebol, pelo mesmo canal de comunicação.

– Concorrência indireta:  Já a concorrência indireta não oferece a mesma linha de produtos, serviço, porém, cria estratégia para que possa atinge claramente o mesmo público alvo.

Vamos seguir a mesma linha de raciocino do exemplo anterior para que você possa entender o que é concorrência indireta, vamos imaginar que aquele mesmo jogo que está sendo transmitindo na rádio, você possa acompanhar em outro canal.

Ou seja, você pode acompanhar aquela mesma partida de futebol, através da Tevê, ou internet, dito isso fica bastante notório que as estações de rádios estão disputando diretamente, porém, indiretamente outros canais, como Tevê e internet, estão oferecendo o mesmo serviço, para o mesmo público alvo, porém, de forma diferente.

Em outras palavras, podemos concluir que ambos estão oferecendo a mesma coisa, porém, proporcionando para os cliente alternativas e canais diferentes.

Saiba qual a importância de conhecer Seu concorrente direto e indireto

Talvez você já tenha observado que muitas pessoas pensam que o concorrente tem que ser tratado como inimigo, muitos jogão “pedra”, Xinga, ou seja, fazem de tudo que estiver ao alcance para denegrir a imagem do concorrente.

Se caso você pense dessa forma, eu oriento a pensar diferente. No mercado quanto mais Concorrência você estiver, é sinal que o que você oferece tem demanda, ou seja, se você encontrou um produto que só você vende no mercado, pode ter certeza que uma hora ou outra você encontrará concorrentes diretos ou indiretos, isso será apenas questão de tempo.

Por isso que é sempre importante observar nossos concorrentes, e olhar para eles com atenção e encontrar uma forma de criar uma disputa sadia, com foco em benefícios mútuos, visando no que você pode oferecer de melhor, sempre com ética e respeito.

Quando você conhece seu concorrente direto e indireto, você procura formas de oferecer vantagens, exemplo, se o ouvinte está indeciso na hora de escolher que estação de rádio irá ouvir, ofereça para ele interatividade, isso pode ser por telefone, por mensagem, crie atrativo para seu cliente. Se, quer que seu cliente não deixe de ouvir a rádio para apenas ir assistir o jogo na tevê, crie opções que possa deixar seu público engajado com o que você está oferecendo, fazendo isso você criará ouvintes e clientes assíduo, e nitidamente satisfeitos.

Conclusão

No mercado em constante mudança é fundamental conhecer o que é e qual a diferença entre concorrência direta e indireta, pois, a partir do momento que você conhece e entende esse tipo de concorrência, você ficará mais abito a criar estratégias fortalecedoras e benéfica, para que possa manter seu cliente ligado ao seu produto ou serviço, sem precisar jogar sujo com seu concorrente, mas ao contrário disso você poderá usar a ética e respeito, além de muita criatividade.

Se este artigo foi bom para você, deixe um comentário, ou compartilhe nas redes sociais.

Joás Alves

Olá, meu nome é Joás Alves, sou bacharel em produção publicitária e empreendedor digital, uma das minhas mais queridas missões, é compartilhar conhecimento para ajudar no seu crescimento pessoal e profissional.

Artigos Relacionados