Entenda o que é Brainstorming

Tempo de leitura: 2 minutos

Entender o que é brainstorming é primordial, pois, esse processo pode ser um aliado para sua empresa se desenvolver no mercado, tendo em vista que atualmente existem varias diretrizes que levam as empresas de um ponto A para um ponto B, para você entender essa linha de raciocínio vamos supor que o ponto A, seja empresas em processo de aperfeiçoamento e em busca de desenvolvimento, já o ponto B podemos dizer que são empresas já bem desenvolvidas e inovadoras.

Não é novidade que a criatividade e inovação são os princípios básicos para que as empresas cresçam no mercado,  por isso que é tão importante que as empresas utilizem a técnica de brainstorming para crescerem e chegarem no tão esperado ponto B.

O que é Brainstorming

Brainstorming significa tempestade cerebral ou tempestade de ideias, essa técnica foi criada em 1942, e ela é uma técnica utilizada para geração de ideias, ou seja, basicamente ela acontece com dinâmicas de grupos, são feitos grupos, geralmente o número máximo de pessoas são 12, onde são remediadas por um líder.

Essas pessoas são reunidas em um ambiente que transmita calma e um ambiente que permita concentração e foco para que assim elas possam pensar em novas ideias ou soluções relevantes para a empresa.

Escolhendo os Participantes para a Sessão do Brainstorming

Para a execução do brainstorming, as empresas terão que  realizar a formação do grupo, para que isso aconteça, as organizações terão que identificar um problema ou visualizarem algo que precisa ser desenvolvido para a melhoria do processo.

Uma das formas para que o brainstorming funcione ainda melhor, é quando a escolhas dos participantes são feitas de setores diferentes da empresa, pois, quando é feito isso as chances de surgirem ideias diferentes aumentam, pois, as pessoas não estão afetadas diretamente pelo problema ou necessitam daquela procurada solução, permitindo assim uma ampla e variada tipos de ideias.

Ajudando a Desenvolver as Ideias do Grupo

Para que o grupo formado consiga de uma forma rápida e eficiente buscar ideias inovadoras, os lideres geralmente antes de iniciar a sessão, apresentam, cases de sucesso, filmes, documentários, livros, ou seja, é feito uma preparação rápida para que assim ocorra um despertar de criatividade e motivação para o grupo.

Para que com isso as pessoas ao iniciar o processo, consiga chegar a um objetivo central e consequentemente a uma solução.

Geralmente o processo de brainstorming acontece em poucos minutos, porem, são poucos minutos de tempestades de ideias, gerando assim inúmeros benefícios para a empresa.

Benefícios do Brainstorming

As empresas que utilizam essa técnica de brainstorming tendem a chegar ao ponto B mais rápido, os benefícios do brainstorming são incontáveis alguns desses benefícios são:

– Estimulo da participação das pessoas em busca de um ideal;

– Identificação dos problemas e a buscar por soluções inovadoras;

– Abundância de ideias, obtendo varias opções para solucionar um problema;

– Rapidez e eficiência na busca por soluções;

– Novas formas de melhoria de processo, e novas ideias para ser implementada na empresa;

Conclusão

Brainstorming é com certeza um processo que tem que ser levado em consideração por qualquer empresa, pois, quando existe a necessidade em buscar soluções, inovações e criatividade, o brainstorming pode ser o seu principal aliado para isso.

Se este artigo foi bom para você, deixe um comentário ou compartilhe nas redes sociais.

Joás Alves

Olá, meu nome é Joás Alves, sou bacharel em produção publicitária e empreendedor digital, uma das minhas mais queridas missões, é compartilhar conhecimento para ajudar no seu crescimento pessoal e profissional.

Artigos Relacionados