Endomarketing: Tudo que Você precisa Saber

Tempo de leitura: 2 minutos

Para quem quer ter boa atuação no mercado, deve ter preocupação não somente de atrair o consumidor, e sim de buscar excelente mão de obra para sua corporação. Abaixo você saberá o que é endomarketing, e como aplicá-lo.

O que é endomarketing?

Trata-se de uma das áreas da administração que faz uso, como o próprio nome se refere, aplica conceitos de marketing tradicional para os trabalhadores dentro da organização.

Setores como os de Comunicação Interna, e de Recursos Humanos, devem realizar ações para a promoção do endomarketing, isso mostra que cada funcionário tem seu papel fundamental, para que a empresa possa ter um bom empenho.

Isso traz satisfação ao funcionário, ele se sente motivado, e seu trabalho tende a fluir muito bem.

As estratégias de endomarketing, quando bem aplicadas, criam  motivação, comprometimento, fortalecimento dos laços internos, etc., por fim, agora que você entendeu o que é endomarketing, se quer criar um clima de companheirismo dentro da empresa, essa estratégia pode ajudar.

Para que serve o endomarketing?

Sabemos que, o  marketing tradicional é voltado para atender o público externo. O endomarketing é o contrário do marketing tradicional, deve ser utilizado para abranger o público interno, porém, nem sempre se aplica o mesmo conceito em ambos.

Para que essa metodologia funcione, já foram criadas adaptações para ela, e assim as ações serão mais eficazes, as campanhas irão funcionar melhor dentro da organização.

Se você quer entender as diferenças do endomarketing, deve ter o seguinte pensamento: se for inserir um novo produto no mercado, deve comunicar toda a sua equipe sobre esse lançamento.

Para atrair a atenção interna, a comunicação precisa ser diferente e objetiva, como exemplo criar uma  campanha com teasers, e-marketing, cartazes, matérias na revista corporativa e ambientes internos online, etc.

Com esses modelos de campanhas, você consegue fazer com que seu cliente compre a idéia do seu produto. Agora que você sabe para que serve o endomarketing, você irá fazer com que seus funcionários se adaptem ao produto, ou idéia nova que pretende implantar.

Qual a importância do endomarketing?

O Endomarketing é importante para as empresas, porque representa a sua sobrevivência, este por sua vez utiliza a Estratégia Empresarial para organizar, e fazer evoluir sua comercialização de modo geral.

Para aquelas empresas que querem ter destaque no mercado, devem criar aposta profunda na comunicação, para que sua meta seja alcançada, todos devem estar envolvidos no mesmo objetivo.

Essa estratégia vem ajudar a fortalecer as relações interpessoais dentro da organização, atuando como um sistema de trocas. Que constrói relacionamentos e traz harmonias entre as pessoas.

Entendendo a importância do endomarketing, é possível criar boas campanhas para melhorar o relacionamento interno. E assim, ajuda até no lançamento de um produto, pois se os funcionários estão envolvidos num mesmo objetivo, todos atingem seu ideal.

Em que consistem as campanhas do endomarketing?

O endomarketing quando cria uma ação, deve fazer uso das técnicas do marketing moderno, e também vai aplicando conceitos de recursos humanos.

Do mesmo modo que uma empresa faz campanhas para conquistar clientes, seus funcionários devem ser os primeiros clientes, pois o cliente satisfeito irá propagar as idéias da empresa.

Um colaborador satisfeito, deve saber sua importância na empresa, e saber a importância que a empresa tem para a sociedade, só assim é que terá um bom trabalho em equipe (SKORA, 2006, p. 08).

Sendo assim essa estratégia reflete diretamente na comunicação interna, se esta for bem feita, terá bons frutos, se o funcionário tem boa formação, e informação, este espalhará todo o marketing da empresa.

Conclusão

Para que uma boa comunicação interna tenha êxito, é necessário ter uma boa aplicação do endomarketing. Fazendo isso as chances de sucesso se torna categórica.

Se este artigo foi bom para você, deixe um comentário, ou compartilhe nas redes sociais.

Joás Alves

Olá, meu nome é Joás Alves, sou bacharel em produção publicitária e empreendedor digital, uma das minhas mais queridas missões, é compartilhar conhecimento para ajudar no seu crescimento pessoal e profissional.

Artigos Relacionados