Empreendedor, Administrador e Técnico: Conheça o seu perfil

Tempo de leitura: 3 minutos

Estamos vivendo em um mundo, que proporciona vários facilitadores para que você possa conseguir abrir o seu próprio negócio. Esse apoio para empreender, pode vim através do crowdfunding, Etc.

Por conta disso á cada dia surge milhares de startups, e-commerce é criado novos aplicativos e não para por aí. Porém, á grande maioria das pessoas se sentem, empreendedores, que nasceram para empreender, e fazerem sucesso com o seu próprio negócio, mais infelizmente isso ás vezes não acontece, muitos negócios quebram, deixando marcas e frustrações.

O autor Michael E. Gerber em seu livro “The E-Myth Revisited” o mito do empreendedor, traz para seu leitor algumas informações importantes sobre a diferença entre ser um empreendedor, administrador e técnico, portanto, caso você tenha o sonho em abrir o seu próprio negócio, recomendo ler o livro de Michael E. Gerber.

Mais para te deixar familiarizado sobre essa diferença, eu preparei esse artigo, nele irei aborda essa diferença que com certeza você compreendendo, você estará com mais chances de obter sucesso no seu negócio, pois, ficara ciente em que perfil você se encontra, se é do empreendedor do técnico ou do administrador.

Perfil do Empreendedor

O empreendedor é aquela pessoa que sempre enxerga oportunidades, onde muitas pessoas não veem, é a pessoa criativa que sempre busca inovar, e evoluir, uma pessoa que tem o perfil empreendedor sonha e coloca em prática seus sonhos, nunca fica satisfeito com o seu resultado, sempre procura está evoluindo, muitas vezes antes de terminar um projeto, o empreendedor já esta pensando no seu próximo projeto.

Michel E. Gerber diz: toda personalidade fortemente empreendedora sente uma necessidade extraordinária de mandar, já que vive no mundo imaginário do futuro, precisa controlar pessoas e fatos do presente, para concentrar-se em seus sonhos.

Ou seja, uma pessoa de mentalidade empreendedora não esta limitada a pensamentos e ações negativas, mais sim em ações e atitudes que geram resultados mensuráveis e incríveis, transformando assim o mundo ao seu redor.

Perfil do administrador

O administrador é aquela pessoa que enxergam problemas, sem o administrador não existiria um planejamento eficiente e precavido, o administrador tem o cuidado em deixar tudo em ordem e impecável, o administrador procura organizar a equipe de trabalho com medo que elas possam cometer erros e comprometer o seu planejamento.

Michel E. Gerber diz: Enquanto o empreendedor invariavelmente percebe a oportunidade nos acontecimentos, o administrador sempre enxerga os problemas. O administrador constrói uma casa e vive nela para sempre. O empreendedor constrói uma casa e, assim que ela fica pronta, começa a planejar a próxima. O administrador organiza os objetos em fileiras certinhas – objetivo criado pelo empreendedor. O administrador vai atrás do empreendedor, arrumando a bagunça deixada por ele. Sem o empreendedor não haveria bagunça sem o administrador não haveria empresas nem sociedade. Sem o empreendedor não haveria inovação. A tensão entre a visão do empreendedor e o pragmatismo do administrador cria síntese que da origem a todo trabalho.

Portando o perfil empreendedor e o perfil administrador, são incontrolavelmente, alinhados porque um precisa do outro para que a empresa possa se estabelecer.

Perfil do técnico

Uma pessoa que tem o perfil técnico é aquela pessoa que, ¨coloca a mão na massa¨, que entende do assunto,  que produz, que não gosta de ter ideia, seu foco é fazer sem pensar muito como, o técnico não gosta de ser contrariado e geralmente fala: “eu sei deixe comigo”, “eu confio no meu trabalho”.

Michel E. Gerber diz: O técnico é fortemente individualista, defende seu território, produz de dia o pão que vai comer a noite. Ele representa a espinha dorsal de toda tradição cultural e – o mais importante – de cada um de nós. Se o técnico não fizesse, ninguém faria.

Fica categórico entender que esses perfis são necessários para que as empresas possam se torna extraordinária, por isso é importante você saber antes de abrir sua empresa, se você é empreendedor aquela pessoa que sonha, ou se você é o administrador que é precavido e reclama, ou se você é o técnico que ¨coloca a mão na massa¨ sabendo e entendo isso, você com certeza estará um passo a frente para a construção de um negócio sustentável, a partir do conhecimento do seu próprio perfil.

Joás Alves

Olá, meu nome é Joás Alves, sou bacharel em produção publicitária e empreendedor digital, uma das minhas mais queridas missões, é compartilhar conhecimento para ajudar no seu crescimento pessoal e profissional.

Artigos Relacionados