CUIDADO com o Empreendedorismo de Palco

Tempo de leitura: 4 minutos

A cada dia que passa aumenta categoricamente o número do chamado: Empreendedorismo de palco. Pessoas que nunca realizarão nada daquilo que falam, oferecendo palestras, cursos, treinamentos e muito mais.

Eles te oferecem resultados rápidos, ganhos altos, facilidades que não existem. Eles escondem ou maquiam a realidade do empreendedorismo. E isso infelizmente acaba com sonhos, causam frustrações, além de danos ainda piores.

Por isso é fundamental ficar atento com esse tipo de “empreendedores”. Pessoas que acham que lendo um artigo, ou lendo um livro já conseguem ensinar para plateias. Muitos desses “empreendedores” só desejam dinheiro e fama. Eles não se preocupam de fato com os sonhos e desejos dos seus ouvintes. Esse tipo de “empreendedor” esquecem que para oferecer ensinamentos reais e contundentes. É preciso alguns ou talvez todos desses fatores como: estudos meticulosos, experiência prática, testes, vivência, entre outras coisas.

Por conta desse problema e para te ajudar a identificar esse tipo de empreendedorismo. Separei neste post alguns dos principais sinais do empreendedorismo de palco. Se você encontrar algum sinal desse é bom ficar bem atento.

Sinais do empreendedorismo de Palco

Os sinais que irei citar não estão organizado de ordem especifica, pode ser que o primeiro sinal seja o mais visto, mais isso não necessariamente. O mais importante é ficar atento a esses sinais. Vamos a eles:

Sinal 1 – Pense positivo e consiga tudo que deseja

Essa é uma frase que engana muita gente, sabemos que é importantíssimo pensar positivo, acredito que esse é um dos fatores para que possamos conseguir nossos objetivos. No entanto, muitos esquecem os outros pontos para se alcançar o sucesso e tentam empurrar por goela abaixo, que só pensar positivo basta.

Se você encontrar algum “empreendedor de plateia” falando isso, se eu fosse você deixava de da credibilidade para ele.

Sinal 2 – Passos e dicas para ter sucesso agora

 Outro sinal do empreendedorismo de palco é os passos e dicas milagrosos que é dito por esse tipo de “empreendedores”. Eles te falam que seguindo aqueles passos você terá sucesso para sempre.

Eles fazem da vida de muita gente uma receita de bolo. Faça isso faça aquilo e pronto. Vale ressaltar que existem passos e dicas que podem ajudar no nosso planejamento estratégico, na nossa produtividade, e em outras áreas. No entanto, vale ressaltar que são passos e dicas que podem ajudar, porém não são necessariamente os únicos passos ou dicas e o mais importante todo processo precisa de tempo, se falarem que de uma hora para outra tudo vai dar certo, tenha muito cuidado.

Sinal 3 – A entrada é franca

Se te convidarem para algum evento dizendo que a entrada é franca desconfie. Ou melhor, tenha cautela, muitos empreendedores de plateia fazem esse tipo de jogada para se beneficiar em outras áreas.

Um exemplo disso: Você é convidado para participar de um evento de empreendedorismo digital com entrada grátis, porém quando você chaga lá existem muitas pessoas como você, por acharem que só vão ter vantagem, lotam plateia, e isso ajuda a fortalecer o evento, pois evento lotado é sinal que é “bom”. No entanto, você está oferecendo seu tempo e sua atenção, é bem provável que você divulgue nas redes sociais que está participando daquele evento, causando um buzz para aquela empresa ou empreendedor, talvez você se sinta tão motivado que acaba comprando algum curso, ou algum treinamento. Enfim, cuidado quando tudo parecer “bonitinho demais”, talvez por trás disso exista mais um “empreendedor de plateia”.

Sinal 4 –Arrisque tudo para ter sucesso

Sabemos que arriscar é um das coisas que nós como empreendedores temos que fazer uma hora ou outra. Porém, vale ressaltar que é fundamental que exista planejamento. Geralmente, muitos empreendedores de palco falam que para ter sucesso você tem que arrisca tudo. Eles pulam no palco e dizem alguns “bla” “bla” “bla”.

Quando você encontrar alguém assim fique esperto, como já disse arriscar faz parte, no entanto, é mais indicado que você calcule os riscos e saiba que é fundamental que você busque motivação e fuja da empolgação.

Sinal 5 – Faça esse Curso e será o melhor profissional do Mercado

Promessas como essas são simplesmente comuns de encontrar. Posso está errado, porém se por acaso eu encontrar algo desse tipo eu já começo a desconfiar. Digo isso por experiência própria, já fiz alguns cursos que lamentavelmente não foram bons no meu ponto de vista. E o pior paguei bem mais caro e aprendi pouco. em contrapartida já comprei um livro por R$ 30 se tratando do mesmo assunto do curso na qual participei e aprendi bem mais.

É bom ficar esperto, com essas promessas. Se você realmente não conhecer a instituição ou o profissional que te prometeu isso, fique de olhos abertos. Pois, você pode está preste a entrar numa furada.

Sinal 6 – Mostram a vida “extraordinária” de pessoas que seguiram seu conselho

Outra isca que é bem conhecida e que carimba o empreendedorismo de palco é quando começam a mostrar a vida aparentemente extraordinária de pessoas que seguiram os conselhos daquele empreendedor. Mostram pessoas com carrões, casas enormes, viajando pelo mundo e dizem que você vai conseguir tudo isso, só basta seguir um determinado conselho.

Isso geralmente acontece muito com empresas de cosméticos. Inclusive já passei por isso algumas vezes. A pessoa chega mostrando a vida extraordinária daquelas pessoas que fazem aquele determinado trabalho, mostram a qualidade de vida, etc.

Elas criam uma fantasia, e ficam “hipnotizada” com realidades distantes. Obviamente acredito que aquilo pode ser possível. No entanto, elas esquecem de dizer das probabilidades, do trabalho duro que precisa ser feito, do que terá que abrir mão entre outras coisas. Acredito que quando conhecemos o caminho e sabemos as dificuldades que iremos passar, e mesmo assim aceitamos os desafios, conseguimos alcançar nossos objetivos de forma mais precisa. Pois, não fomos sugados pela empolgação, mais sim pela vontade de realizar algo extraordinário observando os dois lados da moeda.

Finalizando…

Esses são alguns dos sinais que mais observamos no empreendedorismo de palco. Sem dúvida a lista se estende. No entanto, ao observar apenas esses sinais você já ficará atento(a) com essas estratégias lamentáveis que são aplicadas diariamente. E ao ficar atento poderá se prevenir.

Se gostou desse post, deixe um comentário e compartilhe. Forte abraço e muito sucesso.

Joás Alves

Olá, meu nome é Joás Alves, sou bacharel em produção publicitária e empreendedor digital, uma das minhas mais queridas missões, é compartilhar conhecimento para ajudar no seu crescimento pessoal e profissional.