Counseling: o que é para que serve e quais os benefícios

Tempo de leitura: 1 minuto

O que é counseling, ou para que serve o counseling são dúvidas comuns, porém resumidamente esse termo counseling, significa “aconselhamento” esse termo pode ser aplicado para ajudar no crescimento das organizações, como também no âmbito emocional, matrimonial, e para o desenvolvimento profissional.

Essa expressão surgiu pela primeira vez nos Estados Unidos nos anos de 1950, e foi difundida pelo psicólogo Carl Rogers. Desde então esse conceito vem ganhando sua relevância, não é novidade que todos nós precisamos em algum momento de conselhos de quem entende mais sobre um determinado assunto, quem já obteve uma experiência, etc.

Dito isso, podemos entender nitidamente qual a importância do counseling, pois quando esse conceito é executado com precisão, consequentemente seus resultados aparecem de forma clara.

Dando ênfase para o lado profissional, podemos enxergar esse conceito como um aliado essencial, pois sabemos que muitas empresas possuem profissionais talentosos, porém como uma joia valiosa as vezes precisa ser lapidada, não é diferente quando se trata de um profissional, quando ele é aconselhado de forma correta ele se sente mais preparada para executar sua função com perfeição.

Por isso que quando as empresas entenderam o que é counseling e principalmente qual real importância do counseling, começaram a aplicar com afinco esse processo.  E os resultados rapidamente começaram a aparecer.

Não é de se estranhar que esse conceito, juntamente com o coaching e mentoring, são importantes, ambos são eficientes quando colocado em prática, obviamente tudo na sua devida proporção.

Benefícios do Counseling

A seguir decidir pontuar algumas dos principais benefícios do counseling para que você possa compreender mais precisamente. Vamos a eles:

– Direcionamento para conquistas de melhores resultados;

– Orientação para aumentar a produtividade;

– Auxilio para o controle emocional e aumento do foco;

– Potencialização de resultados;

– Intensificação dos pontos positivos;

– Alinhamento de objetivos;

O counseling sendo colocado em prática tem uma capacidade gigantesca de fortalecer e ajudar em vários meios, e quando se trata do lado profissional esse conceito desde que surgiu tem ajudado milhares de profissionais em todo mundo, portanto, é sempre bom leva-lo em consideração, principalmente quem deseja se destacar no mercado.

Se este artigo foi bom para você, deixe um comentário ou compartilhe nas redes sociais.

Joás Alves

Olá, meu nome é Joás Alves, sou bacharel em produção publicitária e empreendedor digital, uma das minhas mais queridas missões, é compartilhar conhecimento para ajudar no seu crescimento pessoal e profissional.

Artigos Relacionados