Conheça o que é marketing holístico

Tempo de leitura: 4 minutos

Se você for como eu que gosta de marketing, deve ter notado a variedade de tipos de marketing, temos desde o marketing pessoal, como também o marketing voltado para a área profissional, seja como amante do marketing, ou profissional da área, é fundamental que possamos conhecer cada tipo existente, para que podemos entender qual melhor se encaixa na nossa estratégia. Por conta disso, decidir escrever esse post para dessa vez abordar o marketing holístico.

Embora esse termo seja um pouco desconhecido, e muitas vezes até de difícil compreensão, contudo, é bastante importante saber o que é marketing holístico, pois você sabendo o que é e como usar esse tipo de marketing, poderá ser primordial para sua estratégia.

Espero que ao terminar a leitura, desse post você possa ficar completamente familiarizo com esse tipo de marketing, e conheça o que é marketing holístico, mais não apenas isso que você possa também conhecer como funciona o marketing holístico, quais as vantagens do marketing holístico, qual a sua importância, além de muito mais.

O que é marketing holístico?

É importante antes de explicar o que é marketing holístico que você possa conhecer a origem da palavra, sem mais delonga a palavra holístico é um termo grego, que significa tonalidade ou globalidade, esse termo foi criado por: Jan Christiaan Smuts em 1926.

Já o marketing holístico é uma expressão criada por Philip Kotler e Kevin Lane Keller, esse tipo de marketing serve como uma integração de várias estratégias do marketing, desde a segmentação, ao marketing de relacionamento, endomarketing, webmarketing, marketing social, branding, entre outros.

Em outras palavras esse tipo de marketing tem como objetivo proporcionar o melhor resultado possível, utilizando para isso uma infinidade de estratégias relevantes para que o sucesso da execução possa ser categórico.

O marketing holístico visa um todo de uma organização, ou seja, em uma empresa estamos cansados de saber que existem áreas específicas, como, por exemplo, tem o setor que cuida do marketing de experiência, já outro departamento cuida do branding, do remarketing, ou o que for.

Para aplicar o marketing holístico é necessário observa a empresa no geral, podemos citar alguns tipos de marketing que são como chaves da aplicação do marketing holístico.  A seguir irei abordar 3 importantes bases desse tipo de marketing.

Marketing integrado: Esse tipo de marketing é uma base importante, pelo fato de ser amplo, e possibilitar uma variedade de opções, ou seja, desde que cumpra seu papel que é os 4 Ps do mix de marketing, produto, preço, promoção e praça já será primordial.

O marketing integrado irá ajudar a empresa a equilibrar suas ações perante o mercado, nessa estratégia a empresa poderá alcançar seu público alvo, desde que seja pelo meio digital ou tradicional, ou seja, encontrar o canal que maior se encaixe para sua segmentação de mercado.

Para o marketing holístico é fundamental que a estratégia utilizada seja a mais contundente possível e que seja eficaz e de acordo com a imagem e valores da empresa.

Marketing Interno: Esse tipo de marketing é outro ponto importante, pois, ele permiti uma maior estruturação, o marketing interno, ou podemos chamar de endomarketing, serve como um aliado para melhor execução de atividades internas, ou seja, entre funcionários.

São criadas ações que fortalecem os laços internos de uma organização, ou seja, melhora a motivação da equipe, isso pode ocorrer através de treinamentos para os funcionados o uso do in company, a valorização através de premiação e muito mais, segundo o marketing holístico, os ganhos advindos dessa estratégia são vários, alguns deles são: Retenção de talentos, aumento de venda, qualidade no atendimento, etc.

Marketing de relacionamento: Podemos categoricamente citar o marketing de relacionamento como um aliado fantástico, pois, ele permite uma variedade de estratégias que visa criar e conservar o cliente e futuros clientes de uma empresa.

Usando outras palavras esse tipo de marketing ajuda a empresa a fortalecer seu branding, pois, irá focar em torna clientes em fãs da marca, e para isso acontecer poderá oferecer, bonificações, planos de fidelização, fazer pesquisa de satisfação, etc.

Algumas Vantagens do marketing holístico

Como você deve ter percebido o marketing holístico é uma estratégia ampla e muito importante, se uma empresa deseja ter uma visão maior, uma visão precisa e não apenas uma visão em um determinado setor, pode ter certeza que pensar no todo será uma ótima escolha para um crescimento eficaz de uma organização.

Não é por acaso que com o passar dos anos muitas empresas entendendo de fato qual a importância do marketing holístico, começaram a valorizar e da ênfase a essa estratégia, e pode ter certeza que através dessa valorização as empresas só vieram a colher bons frutos.

A seguir irei citar duas vantagens desse tipo de marketing. Veja:

Diferencial: Uma das vantagens do marketing holístico é sua preocupação com a sociedade, ou seja, esse tipo de marketing também foca em criar estratégias que ajudem a sociedade e através dessas ações acabam conquistando o carinho e a admiração do consumidor.

Resultados:  Os resultados benéficos do marketing holísticos são vários, um deles é o aumento da produtividade, da qualidade do atendimento, a valorização dos funcionários e muito mais.

Resumindo…

Se começarmos a observar e pontuar quais os benefícios do marketing holísticos, ou quais as vantagens desse tipo de marketing, poderíamos passar algumas horas preciosas fazendo isso.

Pois, bem sabemos que em uma festa não é importante apenas á bebida, mais sim todos os outros acompanhamentos.

Uma final de campeonato não seria a mesma se existissem apenas os jogadores, com certeza a partida não seria tão emocionante quanto seria se estivesse acompanhada com o apoio dos seus torcedores, no mercado não é diferente, não basta focar em uma ou em outra estratégia, é importante entender a importância do conjunto para que os resultados possam ser o mais preciso e benéfico possível.

Se este artigo foi bom para você, deixe um comentário, ou compartilhe nas redes sociais.

Joás Alves

Olá, meu nome é Joás Alves, sou bacharel em produção publicitária e empreendedor digital, uma das minhas mais queridas missões, é compartilhar conhecimento para ajudar no seu crescimento pessoal e profissional.

Artigos Relacionados