Conheça o Modelo de Negócio Freemium

Tempo de leitura: 2 minutos

O modelo de negócio freemium, é utilizado por diversas empresas, e a cada dia que passa essa estratégia vem ganhando força no mercado.

É de fundamental importância, que você possa compreender essa estratégia, para que com isso você possa analisar se esse modelo se encaixa no seu negócio.

Sendo assim, preparei esse artigo para que você conheça o modelo de negócio freemium, mais além, disso que você possa também conhecer as vantagens e desvantagens desse modelo de negócio.

Conheça o Modelo de Negócio Freemium

Essa palavra freemium, foi criada a partir de uma combinação entre a palavra free e premium. Sendo considerada uma estratégia de preço, esse modelo de negócio funciona basicamente quando uma empresa oferece um produto ou serviço gratuito (free), com o objetivo principal de atrair um público maior para a compra do produto ou serviço pago (premium).

A utilização do freemium ocorre, por exemplo, em: mídia, software, web, jogos serviços, etc. Nós nos deparamos como esse modelo de negócio constantemente.

Para quem gosta de jogos, talvez em algum momento tenha baixado um jogo no Google play ou no Store, por exemplo, e a começar a jogar se deparou com ofertas de itens complementares para deixar aquele jogo ainda mais “emocionante”, com as conhecidas chamadas: “adquira moedas para melhorar sua jogabilidade”, ao adquirir aquelas moedas você poderá comprar: “armas mais potentes”, você poderá comprar “armaduras” “munições”.

Seguindo esse exemplo descontraído, você poderá perceber o quanto esse mercado de negócio freemium é crescente e acontece em vários nichos de mercado.

É importante salientar que todo modelo de negócio tem suas vantagens e desvantagens. Por esse motivo, é importante, antes da aplicação, realizar uma análise correta e mensurável para que sua aplicação possa ser assertiva.

A seguir, irei apresentar as vantagens e desvantagens do freemium:

Vantagens do Freemium

Quando uma empresa utiliza o modelo de negócio freemium, e oferece a sua versão gratuita, ela ganha expansão no mercado através do marketing viral.

Isso acontece por que as pessoas aproveitam da gratuidade, e começam a utilizar e conhecer o produto ou serviço oferecido, a partir desse momento a empresa começa a criar um vinculo com o cliente, fazendo com que o cliente fique com aquela sensação do “quero mais”.

Quando é gerado essa sensação no cliente, a empresa oferece a versão premium, que é mais completa e oferece benefícios ainda mais satisfatório.

Por isso, ao oferecer o conteúdo gratuito é importante entender que esse momento é crucial, pois, a parti dai, o cliente irar te passar o feedback, caso seja positivo, você terá grandes chances de vender ao seu cliente a versão premium.

Desvantagens do Freemium

Muitas vezes acontece um desiquilíbrio entre a funcionalidade gratuita e paga, causando em muitos casos o desinteresse no cliente, prejudicando o que seria o aumento de conversão, em outras palavras, podemos dizer que ao oferecer o produto ou serviço gratuitos a empresa está oferecendo algo que em algumas situações, já satisfaça aquele determinado cliente o suficiente que o mesmo não se interesse a comprar a versão premium.

Outra desvantagem ocorre quando o preço do premium não é suficiente para cobrir o investimento da versão gratuita.

Conclusão

Como já foi dito, é fundamental fazer uma análise precisa antes de utilizar esse modelo de negócio, pois, quando é feito uma análise precisa, os resultados tendem a ser satisfatórios.

Se este artigo foi bom para você, deixe um comentário, ou compartilhe nas redes sociais.

Joás Alves

Olá, meu nome é Joás Alves, sou bacharel em produção publicitária e empreendedor digital, uma das minhas mais queridas missões, é compartilhar conhecimento para ajudar no seu crescimento pessoal e profissional.

Artigos Relacionados