Conheça as 8 Principais causas do fracassos na liderança

Tempo de leitura: 2 minutos

Possivelmente em algum momento você tenha ouvido algumas frases como:  aquela pessoa tem “espirito de liderança” ou aquela pessoa tem “jeito para liderar” entre outras expressões, porém, será que essas pessoas conhecem os principais métodos para uma liderança de sucesso? Ou será que esses lideres, sabem as principais causas dos fracassos na liderança, para que assim possam evita-los?

Talvez possam conhecer e mais importante façam o uso ou evite o que é prejudicial, mas é importante que você como líder, ou você que já falou ou ouviu essas frases, possa realmente entender se essas expressões estão sendo direcionada para verdadeiros lideres. Por isso preparei esse artigo, onde serão apresentados 8 causas de fracassos na liderança para que assim você possa ficar atento do que não fazer.

8 Causas do Fracassos na Liderança

É importante entender que existem inúmeras causas de fracassos da liderança, contudo as que irei aborda nesse artigo, são talvez as mais praticadas por pessoas com cargos de liderança, possivelmente você conheça alguém que tenha pelo menos uma dessas causas. Sem mais delongas vamos a elas:

Deslealdade

Em todos os setores da vida a falta de lealdade traz consigo inúmeros problemas, pois, um líder que não é leal ao seu cargo não fica muito tempo no cargo, pois, é facilmente descartado e principalmente tem sua reputação desfavorecida.

Descontrole

Para que seus seguidores te respeitem como líder, aprenda a ter controle, pois, pessoas que não passam controle não traz segurança e vitalidade para seus liderados.

Egoísmo

Lideres que toma para si o sucesso, não ganha credibilidade com os seus liderados, além, de gerar descontentamento, pois, o verdadeiro líder divide os méritos com seus seguidores para que assim todos possam sair ganhando.

Falta de imaginação

Sem imaginação um líder não consegue se sobressair nas situações emergenciais, todo líder tem que ser proativo e ter a habilidade em elaborar planos eficientes que traga segurança para seus liderados.

Incapacidade de organização

Um verdadeiro líder nunca está “ocupado demais” um líder que não sabe delegar funções ou atender prioridades, e urgência esta a caminho do fracasso, pois, o líder de verdade, está sempre atento aos imprevistos para que não seja pego de surpresa e venha deixar algo por fazer, pois, não “teve tempo”.

Ênfase no título

Um líder competente não precisa se apegar a “título” se algum líder precisar usar o título de líder para comandar, esse de fato não é um verdadeiro líder, pois, o líder de verdade é acessível e raramente se apega a ostentação e formalidade.

Medo da concorrência

Um líder que tem medo de ser substituído por outro seguidor não é um verdadeiro líder e esta a caminhos largos para o fracasso, pois, o verdadeiro líder prepara seu seguidor para ser seu substituto.

Recusa em executar tarefas de cargos inferiores do seu

O verdadeiro líder se dispõe quando a ocasião exige, podendo fazer tarefas que poderia ser executado por pessoas com níveis hierárquicos inferiores, um grande líder é um servidor, tem humildade suficiente e precisão na execução da liderança.

Resumo…

Ser líder exige diversas habilidades, portanto é importante rever ou quem sabe aprender o que fazer, mas também o que evitar, pois, quando apreendemos com os erros dos outros, ou conhecemos tais erros, evitamos comete-los, fazendo isso consequentemente  encurtamos  o caminho para o sucesso.

Se você é líder não esqueça de ler e rever esses erros para que em nenhuma hipótese venha comente-los, para que possa não apenas ser chamado de líder, mas que sobretudo seja reconhecido como  um verdadeiro e grande Líder.

Se este artigo foi bom para você, deixe um comentário ou compartilhe nas redes sociais.

Joás Alves

Olá, meu nome é Joás Alves, sou bacharel em produção publicitária e empreendedor digital, uma das minhas mais queridas missões, é compartilhar conhecimento para ajudar no seu crescimento pessoal e profissional.

Artigos Relacionados