Conheça 5 modelo de Negócio que utiliza o Grátis

Tempo de leitura: 4 minutos

Atualmente o mercado esta cada vez mais abundante, e essa abundância, permite ilimitadas opções de escolhas, os modelos de negócios que vem utilizando o grátis como força, vem ganhando cada vez mais espaço no mercado, pois, quando algo é distribuído gratuitamente, gera uma demanda clara, trazendo inúmeros benefícios para empresas, pessoas, etc.

Esse impacto é facilmente visível, e que em muitos aspectos se tornou uma arma poderosa, principalmente para quem deseja ter um crescimento sustentável no mercado.
Como consumidores quando somos apresentados a algum produto ou serviço que tem algum tipo de custo, podendo ser até poucos centavos que muitas vezes não vai trazer nenhum impacto nas nossas finanças, mas mesmo assim geralmente faz com que pensamos, e esse pensamento gera o seguinte questionamento, “será que vale a pena”? Porém, quando aquilo é oferecido gratuitamente, automaticamente esse “será que vale a pena”? Perde a força, pois, aquilo que não abrimos a carteira para comprar, facilita nossa escolha.
Diante da importância do modelo de negócio que utiliza o poder do grátis, irei a seguir apresentar algumas opções poderosas que oferece inúmeros benefícios para diversos nichos de mercado. Vamos a elas:

Livros grátis

Muitas vezes achamos que quando um livro esta sendo disponibilizado gratuitamente na internet, o autor está sendo prejudicado, pois, está deixando de vender pelo fato das pessoas estarem baixando em PDF ou em outros formatos, tirando assim o poder de compra, mas tenho que te informar que essa estratégia do grátis funciona muitas vezes, muito bem no caso dos livros.
Alguns escritores se beneficiam do grátis para tornar o seu trabalho ainda mais conhecido, fazendo com que ele gere outras demandas, em outras palavras, podemos dizer que ao baixarmos um trecho de um livro ou um livro através da internet, começamos a conhecer o trabalho daquele determinado autor, e a partir do momento que conhecemos e apreciamos o trabalho dele, estamos mais propício a comprar um outro, titulo, um curso, treinamento, consultoria, etc.
Ou seja em muitos casos o grátis é utilizado como isca, onde você conhece meu produto, gosta dele, e eu te vendo os outros, essa estratégia faz com que traga um buzz enorme para o escritor melhorando assim sua reputação.

Propaganda

No mercado em que o grátis gera muitas vezes uma demanda assustadora, muito negócios são disponibilizados gratuitamente para seu publico e esses negócios são sustentados e monetizados através das propagandas.
Um exemplo disso aconteceu em 2008 nas eleições presidenciais nos estados unidos, um jogo de corrida do Xbox Live, chamado Burnout Paradise, surpreendeu muitos jogadores que enquanto passavam correndo pelas pistas, viam outdoors de Barack Obama com um convite para visitar o site voteforchange.com um dos sites da campanha, claramente isso não se tratava de uma forma politica dos desenvolvedores dos jogos, mas sim um anúncio pago pela campanha do Obama.
Isso acontece em vários outros nichos como alguns sites de classificados, que tem sua monetização através de banner do adsense, por exemplo, ou seja, em um mercado em que o grátis proporciona uma enorme procura, as chances de lucrar com propagandas patrocinadas é cada vez mais categórica.

Assinatura

Talvez você já tenha procurado algum curso, palestra, ou o que for nà internet e se deparou com vários conteúdos gratuitos que te proporcionaram alguns aprendizados importantes, porém, para que você pudesse acompanhar outros conteúdos exclusivos e assim manter seu aprendizado e experiência ainda mais relevantes, você foi convidado a realizar uma assinatura.
Um exemplo é o site do meusucesso.com embora se você procurar uma aula do meusucesso.com no Youtube você poderá encontrar, mas se você desejar ter conteúdos exclusivos, como aulas, conteúdos cinematográficos, fazer networking com outros alunos do site, etc. Você terá que realizar sua assinatura e pagar um valor mensal por isso, ou seja, o meusucesso.com do empresário Flavio Augusto, disponibiliza aos assinantes, conteúdos diferenciados fazendo com que a assinatura se torne algo relevante e benéfico para quem adquirir.

Musicas grátis

Com varias possibilidades de baixar musicas grátis na internet, muitos se preocupavam, e se perguntavam “e agora como os artistas musicais iram sobreviver”? Em meios a inúmeros downloads de músicas na internet, muitos artistas perceberam que aquilo poderia servir para gerar uma demanda maior e trazer benefícios.
Entendendo isso atualmente as pessoas em algumas plataformas podem realizar downloads e montar sua próprias listas de músicas favoritas, com isso os artistas se tornam cada vez mais conhecido no mercado, podendo faturar ainda mais dinheiro com vendas de ingressos para shows, com participação em programas de tevê, e outros, ou seja, em um mercado onde o grátis traz demanda, sempre poderá existe o lado positivo desse negócio, basta apenas pensar com criatividade.

Produtos relacionados

A força do grátis é estrategicamente utilizado para gerar demanda para outro produto relacionado, em outras palavras podemos dizer que quando compramos alguns produtos, ganhamos algum benefício grátis a fazer aquele investimento.
Para exemplificar esse modelo de negócio podemos citar a Webkinz que em 2008 nos estados unidos vendia um simples urso de pelúcia, porém, o que tinha de diferente nesse urso de pelúcia era a sua etiqueta, que havia um código especial, esse código permitia que as crianças pudessem jogar online uma versão gratuita do seu bichinho de pelúcia, fazendo com que esse brinquedo fosse o mais vendido por 2 anos consecutivos.
Portanto, com esses exemplos, podemos compreender que quando é feito a combinação do grátis com o pago, utilizando a estratégia freemium, é gerado inúmeros benefícios para as empresas pela grande atração que essa estratégia possibilita.

Conclusão

Os modelos de negócios citados nesse artigo são apenas alguns dos inúmeros modelos existentes no mercado, por isso é importante entender que em um mercado onde possui uma avalanche de possibilidades, o grátis pode ser uma boa forma de gerar buzz, e consequentemente torna um produto, serviço, pessoa, etc. Cada vez mais conhecido, gerando assim lucros abundantes e negócios altamente escaláveis.

Se este artigo foi bom para você, deixe um comentário ou compartilhe nas redes sociais.

Joás Alves

Olá, meu nome é Joás Alves, sou bacharel em produção publicitária e empreendedor digital, uma das minhas mais queridas missões, é compartilhar conhecimento para ajudar no seu crescimento pessoal e profissional.

Artigos Relacionados