Como Funciona o Mix de Marketing?

Tempo de leitura: 2 minutos

O Mix de Marketing, nada mais é do que um conjunto de variáveis que nós mesmos podemos controlar, ou no caso o departamento de marketing.

Entendendo mais sobre o que é Mix de Marketing

O Mix de Marketing atua como um conjunto de ferramentas, é um recurso que as empresas vêm utilizando para traçar suas metas. Ajuda também a trazer influência na demanda do produto.

Para que serve o Mix de Marketing?

De acordo com o Phillip Kotler, os conhecidos 4Ps do marketing, que são Produto, Preço, Praça e Promoção, é útil para que os empresários consigam ter uma estratégia  mais assertiva, e assim tragam resultados positivos às suas corporações.

Para que uma empresa tenha melhor destaque no mercado, o proprietário da empresa precisa saber que o marketing tem influência sobre o negócio, e a maneira como é aplicado.

Por isso, se queremos abrir um negócio é importante entender para que serve o mix de marketing e assim aproveitar melhor a sua utilização.

Porque é importante o Mix do Marketing?

O mix de marketing é importante, porque ele não atua somente em ações de publicidade. E sim em tudo o que diz respeito ao plano de marketing. Inclusive nas ações de vendas de produtos da empresa.

Ter um bom entendimento dos 4Ps é o caminho para fazer uma boa propaganda de um produto, desde o lançamento, até a venda final.

Quais as vantagens do Mix de marketing?

Os 4Ps têm por vantagem detectar os elementos que serão utilizados nas ações de marketing. Ou seja, são eles quem irão definir que fatores serão determinantes, para que um lançamento, e venda de um produto tenham êxito.

Abaixo mostrarei um pouco da definição dos 4Ps, para que fique mais claro o raciocínio:

Preço

O preço é o primeiro dos 4Ps. Lembramos que preço baixo muitas vezes não representa competitividade, sabemos que a competitividade atua num conjunto de fatores que devem ser levados em consideração.

A precificação precisa, a princípio ter um equilíbrio entre o valor real da mercadoria, e o seu valor agregado.

Produto

No mercado, uma das prioridades do marketing, é fazer a avaliação do produto, pois um produto bem avaliado, pode fazer com que a empresa tenha uma boa posição, inclusive se for no varejo.

Praça

O terceiro fator determinante é a praça, através desse P, podemos escolher o ponto de venda, e a localização do estabelecimento que irá fazer a venda.

Promoção

Por último, temos o que deixa o varejo de pé: a promoção. Este por sua vez, tem sido um fundamental motor de vendas, não importando o tipo da empresa, e o que vende, também é um bom método para conquistar futuros clientes.

Tendo compreensão do mix de marketing e suas vantagens, podemos entender como funciona a mente daqueles que fazem a propaganda, pois todos seguem a lógica dos 4Ps.

Quem utiliza o Mix de Marketing?

Empresas de todos os setores que pretendem se destacar no mercado, que buscam fazer um bom marketing, para encantar seu cliente, e oferecer produtos que agregam valor.

Entender bem essa definição do marketing, ajuda os empresários a elaborarem um bom plano de marketing, desde a criação do produto, até o modo como será vendido, e transportado.

Por fim, os 4Ps vêm facilitar a rotina daqueles que trabalham com marketing, ajudando a evitar custos com logística, e até mesmo com  canais de propaganda e venda.

Conclusão

Se você deseja desenvolver uma empresa bem sucedida, que te ajude a vender, e ainda reduzindo custos com ações. Saiba que os 4Ps podem te ajudar, é só aplicá-los corretamente.

Se este artigo foi bom para você, deixe um comentário, ou compartilhe nas redes sociais.

 

Joás Alves

Olá, meu nome é Joás Alves, sou bacharel em produção publicitária e empreendedor digital, uma das minhas mais queridas missões, é compartilhar conhecimento para ajudar no seu crescimento pessoal e profissional.

Artigos Relacionados