Como a Reciprocidade pode Alavancar seus Negócios?

Tempo de leitura: 2 minutos

Como a reciprocidade pode alavancar seus Negócios? A reciprocidade é uma maneira que encontramos de agradecer a quem nos fez algum favor, seja no lado pessoal, ou mesmo financeiro/empresarial.

O que é reciprocidade?

De maneira genérica, reciprocidade quer dizer dar, e receber, e assim, em qualquer situação, ser recíproco quer dizer, estar correspondendo a algo.

A reciprocidade, é tida como uma característica primordial para que um relacionamento tenha êxito.

Ambos os lados devem retribuir o favor feito, com ações é possível manter relacionamentos seja no lado pessoal, ou no profissional, bem duradouros.

Entender o que é reciprocidade, fica mais fácil quando aplicamos essa atitude na web por exemplo. Se temos uma loja online, e alguém curte nosso post, podemos mandar um e-book de cortesia, mas algo que irá agregar valor ao cliente.

Quais os benefícios da reciprocidade?

A reciprocidade tem por benefício fazer com  que as relações fiquem mais duradouras, para que as pessoas sejam mais generosas umas com as outras.

Em empresas, ser recíproco é estar sempre de prontidão para com o outro, ser pró-ativo na hora em que a equipe mais precisar. Os benefícios da reciprocidade vai muito além da troca de favores.

Faz com que relações diversas, sejam pessoais, ou profissionais, tenham uma longa duração.

Qual a importância da reciprocidade para seu negócio?

No mundo dos negócios, existem três meios de aplicar a reciprocidade: de maneira “geral”, “um para todos” e “um a um”, mas a mais aplicada é a “um a um”.

Devemos nos lembrar de experiências passadas, em boa parte dos casos, tudo o que foi bom para nós foi utilizado na técnica de um a um.

Assim tendo conhecimento desses modelos de reciprocidade, saberemos de que jeito podemos utilizá-la para conquistar nosso cliente.

Conhecendo a importância da reciprocidade, iremos conseguir montar gatilhos de conquista de clientes, como veremos a seguir.

Conheça o gatilho mental da reciprocidade

Nos dias atuais, são vários os gatilhos que podem ser utilizados para captar clientes. Segundo a Associação Americana para o Avanço da Ciência (AAAS), o comportamento do cérebro pode ser separado por três etapas:

  1. Seu cérebro toma a decisão do que precisa ser feito;
  2. A decisão começa a surgir em sua consciência, lhe transmitindo assim a sensação de que a decisão está sendo racional;
  3. E assim a sua reação deve ser de acordo com a decisão tomada;

Abaixo iremos listar alguns tipos de gatilhos que podem ser utilizados:

1- Escassez: é aquele sentimento de perder para dar valor, consumidores também funcionam assim, no mundo dos negócios as pessoas tendem a dar mais valor ao escasso.

2- Urgência: este é muito similar ao anterior, mas como o nome já diz está relacionado ao tempo. Ou seja, ao tempo ligado à compra de um produto, como exemplo, o prazo de uma oferta.

3- Reciprocidade: sabemos que a reciprocidade é a base do inbound marketing, ou seja, nos permite retribuir de modo espontâneo aquilo que foi bom para nós.

4- Prova Social: é entender que o próximo pode ser nosso espelho, ou seja, temos tendência de seguir as opiniões de terceiros na hora de adquirir um produto, ou serviço.

Até a reciprocidade, como vimos acima funciona como um gatilho mental, ultimamente no mundo dos negócios online, vem surgindo a questão da gentileza, gera gentileza. Por isso é importante conhecer bem os gatilhos, e aplicá-los de modo correto.

Como utilizar a reciprocidade para aumentar as vendas?

No universo da psicologia, há uma ferramenta bem conhecida, denominada de “gatilho mental”. Em se tratando de vendas, é você dar algo ao cliente antes mesmo de realizar a venda, provocando uma sensação de curiosidade, e até de futuro interesse em comprar seu produto.

O Neuromarketing explica como utilizar melhor os gatilhos para conquistar seu cliente, durante o processo da venda, nesse tema é mostrado como o cérebro reage durante a decisão de compra, e de que modo você consegue aplicar o gatilho, e por fim, conquistar seu cliente.

Conclusão

Para que você consiga conquistar clientes e alavancar seus negócios, saiba que a reciprocidade é um dos gatilhos mentais mais utilizados ultimamente.

Se este artigo foi bom para você, deixe um comentário ou compartilhe nas redes sociais.

Joás Alves

Olá, meu nome é Joás Alves, sou bacharel em produção publicitária e empreendedor digital, uma das minhas mais queridas missões, é compartilhar conhecimento para ajudar no seu crescimento pessoal e profissional.

Artigos Relacionados