Automatismo: Saiba como evitar

Tempo de leitura: 2 minutos

Automatismo no sentido literal nada mais é do que a forma automática de agir, usando outras palavras automatismo é a maneira de ação inconsciente que é movida por impulsos internos ou externos com ausência da sua própria vontade.

O automatismo vem sendo tratado como um problema em muitos casos, atualmente muitas pessoas pelo fato de fazerem muitas atividades corriqueiras durante todos os dias cria um hábito, ou seja, elas começam a agirem de forma automática muitas vezes perdendo a sensibilidade do que esta executando.

Por isso, gosto sempre de reforçar a importância de entender o poder do hábito, pois isso nos direciona a fazer escolhas mais conscientes, e eliminar algo que estamos fazendo de forma automatizada.

A boa noticia sobre isso, é que temos formas de minimizar ou quem sabe evitar esse impacto do automatismo de forma básica, contudo vale ressaltar que essas pequenas ações demandara foco e acima de tudo muita persistência. Se você quiser poderá colocar em prática hoje mesmo essas dicas que irei passar, isso com certeza começara, a construir uma mudança de hábito permanente.

4 Dicas para evitar o automatismo

1- Use outros caminhos para ir para o trabalho/faculdade ou para o local que você vai todos os dias: Muitas vezes fazemos tanto o mesmo percurso que aposto que se você usasse uma venda nos olhos poderia quem sabe fazer o caminho sem ter tantos problemas. Por isso que mudar o caminho, seguir outro percurso fará com que seu cérebro trabalhe de forma diferente. Evitando assim o automatismo.

2 – Leia vários conteúdos desde livros, artigos ou blog: Tomando essa atitude você começará a aumentar seu conhecimento em vários assuntos. Isso será um exercício eficaz para o desenvolvimento do seu cérebro. Você terá mais conteúdo e conceitos para viver melhor.

3- Participe de debates com pessoas que possuam opiniões diferentes das suas: Quando conversamos com pessoas que divergem da nossa opinião, conseguimos enxergar por outro ângulo. Usando a empatia isso irá facilitar e aumentar a sua performance tanto como profissional como na área pessoal. Tirando você do marasmo do automatismo.

4- Quando for viajar foque em conhecer outros destinos: Muitas vezes gostamos tanto de um lugar que todas as férias, por exemplo, queremos ir para a mesma praia, o mesmo hotel, etc. Se você quer formas de como diminuir o automatismo tente conhecer outros lugares.

Conhecer novas culturas, pessoas diferentes. Isso irá tirar você do automático e da monotonia.

Concluindo…

Evitar o automatismo é sem dúvida alguma um trabalho difícil, pois quando criamos uma hábito, temos que trabalhar com afinco para muda-los. Por isso utilize as dicas que foram citadas caso você ache interessante para você. Tente ao máximo reduzir o automatismo pois fazendo isso você será mais preciso ao fazer as coisas conscientemente.

Se este artigo foi bom para você, deixe um comentário, ou compartilhe nas redes sociais.

Joás Alves

Olá, meu nome é Joás Alves, sou bacharel em produção publicitária e empreendedor digital, uma das minhas mais queridas missões, é compartilhar conhecimento para ajudar no seu crescimento pessoal e profissional.