Aprovação Social: Venda Mais Utilizando Esse Gatilho Mental

Tempo de leitura: 2 minutos

Existem vários gatilhos mentais que são importantes para serem utilizados pelas empresas, como a reciprocidade, afeição, escassez, autoridade, e outros, Contudo, o gatilho mental que irei aborda nesse artigo é a aprovação social.

É categórico afirmar que todos nós em algum momento da vida, antes de realizar alguma compra, fomos pesquisar sobre o que as pessoas estão falando da empresa, do produto, serviço ou o que quer que seja, e muitas vezes tomamos a decisão em comprar ou não, através da opinião das outras pessoas.

Por isso que é importante que as empresas possam utilizar a aprovação social como um aliado, o poder que esse gatilho mental tem em aumentar o número de conversão é incrível, e com certeza as empresas utilizando esse gatilho mental corretamente, as chances de sucesso será cada vez mais nítida.

O Impacto da Aprovação Social

Quando é utilizado corretamente o gatilho mental da aprovação social, as empresas começam a se torna confiável e referência no mercado, pois, quando as pessoas começam a fazer comentários positivos sobre o seu negócio, falando bem do atendimento, do preço, do produto, do serviço, da entrega, etc. As pessoas darão mais credibilidade, valorizando ainda mais a sua empresa.

Possivelmente você já ouviu aquela expressão: “A voz do povo é a voz de Deus”, essa expressão cabe muito bem nesse caso, pois, quanto mais as pessoas falam positivamente do seu negócio, mais convencidos os seus futuros clientes iram ficar, ao entender que quem esta falando bem da sua  empresa, não é alguém que esta sendo pago para isso, mas sim uma pessoa que involuntariamente fez um comentário com o intuito de ajudar outras pessoas que muitas vezes ficam em dúvida na hora de tomar a decisão final de compra.

Portanto, o cliente ao entender e ficar convencido que terá uma satisfação na compra, como os outros clientes já tiveram, com certeza irar comprar da sua empresa,  gerando assim vendas e crescimento no seu negócio.

Utilizando a Aprovação Social no seu Negócio

Muitas empresas entendem a importância da aprovação social, porém, em muitos casos força esse tipo de gatilho mental para poder convencer seu cliente que aquele produto, serviço, ou o que for é realmente bom.

Porém, como diz o ditado: “mentira tem perna curta”, com as inúmeras possibilidades de plataformas e meios que o cliente tem de está bem informado, uma hora ou outra ela irar perceber que a sua empresa está forjando uma aprovação social para aumentar as vendas e percepção perante o mercado.

Pode ter certeza quando o cliente descobrir isso, a sua empresa provavelmente não ficara muito tempo no mercado.

Por isso é importante ser correto e ético quando for utilizar a aprovação social. É recomendável que isso ocorra naturalmente, exemplo: caso seu cliente mande um email voluntariamente agradecendo pelo seu trabalho, ou o que for, caso você tenha a permissão do seu cliente, você poderá mostrar essa mensagem para motivar outras pessoas.

É importante mostrar depoimentos de cliente que realmente estão satisfeito, isso com certeza irar trazer um grande engajamento e impulsionar seu negócio.

Se este artigo foi bom para você, deixe um comentário ou compartilhe nas redes sociais.

Joás Alves

Olá, meu nome é Joás Alves, sou bacharel em produção publicitária e empreendedor digital, uma das minhas mais queridas missões, é compartilhar conhecimento para ajudar no seu crescimento pessoal e profissional.

Artigos Relacionados