Afinal, O que é Plano de marketing?

Tempo de leitura: 5 minutos

Uma empresa com sede de sucesso, tem que de fato realizar um plano de marketing eficiente, não é por acaso que grandes organizações conseguem se manter anos após anos crescendo no mercado que a cada dia que passa está mais competitivo.

No mercado de crescimento exorbitante como esse, já não é suficiente entender algumas estratégias de como fazer uma boa precificação, uma boa ação de marketing emocional, de marketing de experiência ou o que for. Entender o que é plano de marketing, mas acima de tudo saber como executar essa estratégia com maestria, já é um pontapé inicial para criar uma empresa de sucesso.

Compreendendo essa real importância, decidir escrever esse post com a intenção de que você possa conhecer o que é plano de marketing, como fazer um plano de marketing, qual a importância do plano de marketing, além de muito mais.

Ao terminar a leitura espero que você já esteja completamente familiarizado com essa estratégia para que assim possa aplica-la no seu negócio, e consequentemente com essa execução venha colher bons frutos.

O que é plano de marketing?

O “plano de marketing é o documento que formula um plano para comercializar produtos e serviços.” (Westswood, 1996, p. 12). O plano de marketing serve como um suporte para que você possa realizar seu objetivo de uma maneira eficiente.

Em outras palavras, o plano de marketing é essencial e muitos chamam de “plano de batalha”. Pois, esse plano oferece todas as ferramentas de suporte e faz com que você possa enxergar as probabilidades de ganhar a guerra antes da primeira batalha.

Ou seja, antes de você entrar no mercado, você começa a enxergar as chances de você conseguir melhores resultados, entendendo melhor o seu concorrente, o que você pode fazer para melhorar o processo, etc.

Como fazer um plano de marketing?

Agora que você já sabe o que é plano de marketing, vamos entender como faze-lo. É importante salientar que cada passo é importantíssimo, não basta focar em dois ou três deles e pronto.

Para que esse processo ocorra com a maior precisão possível é fundamental focar e dar a devida importância e atenção para cada passo que irei abordar.

Os 6 passos primordiais para fazer um plano de marketing são: Análise situacional, objetivos, estratégia, tática, orçamento e controle.

Análise Situacional: Nessa fase a empresa examina as suas forças, como, por exemplo: politicas, legais, socioculturais, econômica, tecnologia, etc. Além, disso observa os concorrentes, fornecedores e outros.  Nesse processo um aliado essencial para realizar esse procedimento é a análise de SWOT, pois, permite que a empresa possa conhecer melhor a situação interna e externa, ou seja, sua força, fraquezas, oportunidades e ameaças, para que assim possa dar continuidade ao seu plano de marketing.

Objetivos: Após ser realizado o processo da análise Situacional é hora de fixar e colocar em práticas as oportunidades encontradas, ou seja, nessa fase pode ser feito um cronograma para que possa orientar a execução do plano de marketing.

Estratégia: Nessa fase é primordial ter atenção, pois, o futuro do processo, em outras palavras o sucesso ou fracasso do processo, pode vim exatamente da estratégia que será estabelecida, por isso, nunca é demais realizar uma análise precisa, para que a ação tomada seja,  a mais coerente e eficaz possível.

Tática: É importantíssimo descrever as estratégias minuciosamente, quanto, por exemplo, ao mix de marketing, (4ps), quanto às ações que serão tomadas, os prazos, ou seja, toda tática realizada obterá um resultado, por isso que o passo anterior a esse, tem que ser preciso para que a tática possa funcionar com qualidade.

Orçamento: É fundamental que a empresa realize um orçamento minucioso, pois, toda ação executada gerará despesas para a organização. Portanto, ter atenção ao orçamento é essencial para que a ação possa ser feita com sucesso e sem dor de cabeça.

Controle: Nesse último passo, é essencial que as empresas estabeleçam um controle eficaz das suas ações, realizem,  um controle periódico,  para que possam precisamente entender os resultados e com isso, possam observar o que terá que ser implementado, mudado ou o que for, a fim de ter o melhor resultado possível do seu plano de marketing.

Qual a importância do plano de marketing?

Tendo em vista como fazer o plano de marketing, e executando essa estratégia com eficiência, você entenderá, por que é importante fazer o plano de marketing.

Uma empresa que não estabelece um plano de marketing pode ficar a ver navios, imagine um carro sem bateria ele obviamente não sairá do lugar, agora imagine uma empresa sem fazer um plano de marketing, não vai ser diferente. Ela ficará paralisada no mercado, pois, não conseguirá crescer e além, disso comprometerá todo seu orçamento.

Por isso que é importante saber qual é a importância do plano de marketing, pois, sabendo disso você poderá realizar estratégias mais eficientes, e diminuíra categoricamente seus riscos no mercado.

Através do plano de marketing a empresa conseguirá melhorar sua imagem perante seu público alvo, ou seja, valorizara seu branding,  conseguirá também conhecer  melhor seu público através da segmentação de mercado, podendo com isso se antecipar as possíveis mudanças, etc.

No contexto geral, o plano de marketing é um aliado excepcional, bem sabemos que sem planejamento não chegamos a lugar nenhum, melhor dizendo chegamos a qualquer lugar, e em um mercado competitivo e de mudanças a todo instante, chegar a qualquer lugar não é uma meta recomendável, por isso que ficar atendo e focar no lugar de sucesso é o objetivo fundamental para qualquer organização de sucesso.

Conheça alguns benefícios do plano de marketing

O plano de marketing proporciona vários benefícios plausíveis para as organizações, não é difícil perceber quais os benefícios do plano de marketing, pois, eles são facilmente percebíveis.

Decidir citar, alguns desses benefícios para que você possa entender de uma forma mais completa como é importante essa estratégia. Hoje em dia muitas empresas estão crescendo no mercado, pois, elas sabem categoricamente como executar o plano de marketing, eles entendem que executando essa estratégia elas estão diminuindo grandemente as chances de insucesso e aumentando abundantemente a probabilidade de crescimento a longa escala.

Sem mais delongas a seguir conheça alguns benefícios do plano de marketing, vamos a eles:

– Possibilidade para que a empresa possa se preparar e buscar formas necessárias para superar a concorrência;

– Permite que as empresas possam enxergar o futuro de forma sistêmica;

– Ajuda no aperfeiçoamento de estratégias e planejamento;

– Contribui para que a empresa possa melhorar seu processo para que venha crescer no mercado;

– Possibilita a otimização de recursos e investimentos;

 Permite um controle mensurável das ações;

Conclusão

Compreender mais a fundo esse processo é essencial, espero que você tenha chegado até aqui, e tenha entendido a importância desse processo, e como ele pode ser primordial para qualquer empresa. Pois, como foi colocado durante o post, saber como fazer um plano de marketing corretamente, poderá ser um pontapé inicial para o sucesso do seu negócio.

Se este artigo foi bom para você, deixe um comentário, ou compartilhe nas redes sociais.

Joás Alves

Olá, meu nome é Joás Alves, sou bacharel em produção publicitária e empreendedor digital, uma das minhas mais queridas missões, é compartilhar conhecimento para ajudar no seu crescimento pessoal e profissional.

Artigos Relacionados