15 Dicas para Vender mais em tempos de crise

Tempo de leitura: 9 minutos

Existem várias opções de como ganhar dinheiro na crise, inclusive já abordei em outro post sobre essa questão. Porém, existe outro ponto bastante importante para ser abordado que sem sobra de dúvidas vem gerando muitos questionamentos que é sobre como vender mais em tempos de crise. Saber o que vender na crise é fundamental, mas é preciso ir mais além e saber como vender cada vez mais na crise.

Afinal, a crise faz com que muitos produtos e serviços percam demanda. isso ocorre pela falta de poder aquisitivo de muitas pessoas, entre outros fatores. E isso infelizmente acaba comprometendo o mercado.

Contudo, existem algumas estratégias relevantes que podem ajudar a como vender em tempos de crise.

Sabemos, que nem tudo é ruim. Existem muitos mercados que surgem na crise. E outros acabam criando força na crise, como, em contrapartida outros acabam deixando praticamente de existir.

O importante é pensar meticulosamente no que fazer e como fazer para descobrir como vender mais em época de crise. Fazendo isso com certeza você irá ter vários insights poderosos.

Através desse conteúdo pretendo te ajudar a descobrir algumas dicas básicas. Porém, bastante prática, para que você possa espantar essa crise de vez e vender cada vez mais.

15 Dicas para vender mais em tempos de crise

Decidir separar essas 15 dicas. Pois, elas basicamente irão te dá um norte. São estratégias básicas e fáceis para serem implementadas. Porém, muitas vezes não colocamos em prática no dia-a-dia e acabamos comprometendo consideravelmente nossos resultados. Sem mais delongas vamos a elas:

1- Foque no atendimento para vender mais em tempos de crise

 

Falar em ter foco no atendimento é algo que já virou clichê. Porém é algo que tem que ser valorizado sempre em qualquer organização.

O atendimento com qualidade é essencial para quem deseja vender mais em tempos de crise. Pois, quando você tem deficiência nessa área pode perde muitos clientes.

Talvez você já tenha passado pela experiência de ir até algum estabelecimento. Chegando lá você não recebeu o atendimento esperado. Dito isso, eu te pergunto, você sentiu alguma vontade de voltar naquele lugar de novo? Acredito que não.

Por isso que é de fundamental importância tratar o cliente de forma atenciosa. De forma que ele se sinta acolhido. Isso com certeza irá ser um ingrediente fantástico para você vender mais em época de crise.

2- Aproveite as datas comemorativas e aumente suas vendas em meio a crise

Durante todos os anos, temos varias datas comemorativas. Desde o carnaval, como, pascoa, dias dos namorados, dia das mães, natal e não para por aí. E isso com certeza são aliados essenciais para quem deseja aproveitar e vender mais no meio dessa crise.

É importante ficar atento a essas datas e oferecer produtos diferenciados. Promoções, criar atrativos para conseguir cada vez mais clientes.

Pode ter certeza que você pensando com criatividade irá encontrar vários meios para poder vencer essa crise e vender cada vez mais.

3- Aumente os pontos de vendas e venda mais na crise

 

Aumentar sua participação geográfica é essencial para você vender mais na crise. Quando mais ampla for sua área de atuação mais clientes você poderá atender.

É importante antes de realizar esse tipo de ampliação que você faça uma análise do mercado. E veja os melhores locais para investir.

Essa  prática com certeza é uma forma básica de como vender mais nessa época de crise. Pois, você ganha referência e relevância perante o mercado. E ainda ganha pela sua forma ampla de atuação como já foi citado.

4- Faça o pós-venda para vender mais em tempos de crise

 

Vender por vender não basta. Ter um atendimento de qualidade é um requisito básico, porém você não pode se limita apenas a isso. Realizar o pós-venda é essencial para aumentar as vendas na crise.

Hoje em dia os clientes estão cada vez mais exigentes. E gostam de opinar sobre quase tudo, por isso que fecha os olhos e tampar os ouvidos para isso não será interessante.

Fazer o pós-venda além de garantir um bom relacionamento com o cliente, irá fazer com que ele possa passar alguns feedbacks caso algo tenha ficado a desejar, ou possa ser melhorado.

Isso é importante, pelo fato de você valorizar seu cliente. Se preocupar com a opinião dele, como também será fundamental para a empresa em alguns pontos como, por exemplo, usar estratégias relevantes conforme as sugestões recebidas pelos clientes.

5- Lance novos produtos para vender mais na crise

 

Uma dica importantíssima para você aumentar suas vendas nessa crise, é lançando novos produtos. Imagine você como cliente que constantemente comparece, em uma loja e ver as mesmas coisas, até mesmo antes de você se dirigir até aquele local você já sabe o que vai encontrar lá.

Ou seja, quando acontece isso, o cliente perde um pouco a motivação de visitar aquele local. Pois, sabe que nunca terá novidade.

Porém, se você lançar novos produtos, você categoricamente irá gerar expectativa no cliente. Ele quando for até sua loja, por exemplo, ficará ansioso, sabendo que a qualquer momento poderá encontrar novidades.

E vamos confessar que não gosta de novidades boas? Eu pelo menos gosto. E pode ter certeza que não é diferente com a maioria dos clientes. Portanto observe o mercado, e lance novidades para seus clientes, pode ter plena certeza que isso será uma forma clara de como vender mais nessa crise.

 

6- Venda mais na crise fazendo networking

Possuir uma rede de relacionamento é fundamental para se sobressair nessa crise. Cada vez mais, precisamos estar conectados com pessoas, e isso é uma forma excelente de apresentarmos nosso negócio.

Você poderá participar de eventos, almoços, reuniões, fazer uso das mesmas redes sociais, existem inúmeras possibilidades de você ficar conectado com pessoas que possuem aptidão pela sua área de atuação.

Através disso você poderá conseguir indicação, poderá tornar o seu negócio cada vez mais conhecido, e consequentemente fazer com que suas vendas possam aumentar independentemente dessa crise.

7- Se destaque da concorrência e aumente suas vendas na crise

Os clientes estão cansados de procurar uma empresa, procurar pelo um produto e serviço e encontrar tudo a mesma coisa.

As empresas “brigando” para, no final não entregar nenhuma diferenciação para o cliente, muitas vezes escolhe a precificação com o intuito de se diferenciar da concorrência, mas no final das contas acaba se tornando a mesma coisa.

Por isso que para você vender mais na crise é essencial se destacar da concorrência, não apenas no sentido de preço, mas tenha em mente que esse não é o único fator levado em consideração, saiba que você precisa gerar valor para seu cliente, torna o momento de compra especial, crie relacionamento, e se diferencie, existem inúmeras estratégias para fazer isso, cabe a você procurar a que mais se encaixa dentro do que você deseja oferecer.

Contudo, o mais importante é que você faça a diferença para o seu cliente, fazendo isso não tenha dúvida que você fará diferença no mercado.

8- Use a tecnologia para vender mais em tempos de crise

A tecnologia virou um aliado essencial nos dias de hoje, não é por acaso que não é difícil de encontrar pesquisas apontando que existem mais aparelhos celulares do que pessoas no mundo, por exemplo.

Sabendo de todo esse avanço tecnológico ficar de braços cruzados perante isso pode ser uma atitude que levará você ao fracasso.

Portanto, fique atento a esses avanços para vender mais em tempos de crise, use a tecnologia de acordo com a sua necessidade, se, por exemplo, você vende joias em um “loja física”, você terá a possibilidade de vender também esses produtos através das redes sociais, entrando no comércio eletrônico, ou seja, aproveitar esses canais, poderá ajudar você a tornar o seu negócio mais conhecido, aumentar o seu alcance, além de aumentar suas vendas mesmo em meio a essa crise.

9- Valorize seus parceiros de negócios para vender mais em tempos de crise

Valorização é uma palavra importantíssima para criarmos qualquer negócio sustentável. Se você deseja vender mais na crise, criar negócios de sucesso terá que aprender a valorizar.

Ter parceiros certos, pessoas que estão no mesmo barco que você em busca de crescimento já será o pontapé inicial para o sucesso de qualquer empreendimento.

Então, escolha bem seus parceiros de negócios, após isso, valorize-os, crie relacionamentos fortes, motive, faça com que eles saibam que fazem parte e são importantes para o negócio. Isso com certeza serão, fundamental para o crescimento do seu negócio e o aumentos das vendas na crise.

10- Forme e preserve a qualificação da sua equipe e venda mais na crise

Formar e preservar a qualificação das pessoas em uma organização, são fatores primordiais para qualquer empresa.

Não se pode cobrar atendimento de total qualidade, um pós venda especializado, por exemplo, sem antes preparar as pessoas para isso.

Por isso tenha sempre em mente, que o médico precisou de anos para se qualificar para exercer a sua profissão, que um jogador treina bastante antes de entrar no jogo oficial, não quero dizer que o tempo de qualificação seja o mesmo ou a comparação seja plenamente coerente, porém o que quero deixar claro é que para ter sucesso em tudo na vida, é preciso antes de preparação, umas talvez mais que outras, contudo, tudo necessita de preparo para sair de forma excelente.

Então, se você pretende vender mais em tempos de crise, prepare sua equipe qualifique, e a cima de tudo preserve essa qualificação, e saiba que fazendo isso você colherá bons frutos.

11- Passe credibilidade e venda mais nessa crise

Saiba que um diferencial para vender mais na crise é passar credibilidade para seus clientes. Um fator básico e primordial que muitas vezes passa despercebido e compromete todo um negócio.

Talvez, você já tenha ouvido alguém reclamando de uma empresa, que não fez um bom atendimento, que não respeita prazo de entrega, entre outras coisas.

Isso atualmente é bem comum, e com certeza compromete o crescimento de qualquer negócio, por isso mantenha seu foco no melhor atendimento possível, respeite prazo de entrega, valorize o pós-venda, como já foi dito, e faça um mapeamento de todo processo do seu negócio para não cometer falhas que possam manchar sua credibilidade no mercado. Pois, pode ter certeza que ficar atento a isso poderá ser mais uma receita importante de como vender mais em tempos de crise.

12- Invista em sua qualificação como empreendedor e venda mais na crise

Na dica de número 10, falei sobre a importância de formar e preservar a qualificação da sua equipe, porém você não pode de forma alguma esquecer da sua própria qualificação.

Como comandante do seu barco, você terá que constantemente se qualificar, pois não adianta qualificar toda uma equipe se você como referência não se preparar de forma precisa.

Foque também em você, procure capacitações que possam agregar valor, e gerar valor para o seu negócio, isso com certeza poderá te ajudar a crescer seu negócio e a vender mais em tempos de crise.

 

13- Acredite em você e no seu negócio e aumente suas vendas nessa crise

 

Acreditar em você é um ingrediente que não poderá faltar em qualquer líder de negócio.

Em meio a essa crise escutamos muitas pessoas pontuando as inúmeras dificuldades, dizendo que aquilo não vai da certo, que você não tem chance, entre outras lamentações. Se você não possuir autoconfiança poderá se abalar com isso e comprometer qualquer negócio que você queira ou já construiu.

Portanto, tente se blindar de todas as formas de pessimismo, acredite em você, e no seu negócio, procure evoluir como líder e saiba que para vender mais em tempos de crise e crescer seu empreendimento, você obrigatoriamente terá que acreditar.

14- Venda mais nessa crise fazendo mais do que é esperado

 

Fazer o que todos fazem, ou pior fazer o básico é uma receita básica para a mediocridade. Tenho certeza que criar negócios e ter resultados medíocres não é o seu objetivo.

Portanto, tenha sempre a consciência de fazer mais do que o esperado. Surpreenda seu cliente de forma positiva. Agrade seu cliente de forma sútil. Não faça isso parecer estratégia de venda, ou algo com segundas intenções. Seja objetivo e construa negócios excelentes que mesmo em meio a crise venda cada vez mais.

15- Seja sempre grato

A gratidão é uma coisa que nos faz crescer tanto como profissional como pessoa. Além do mais, é uma forma de agradecer por tudo que nos acontece e saber que tudo é aprendizado.

Com certeza quando utilizamos a gratidão somos mais felizes e isso faz com que possamos pensar de forma mais precisa. Nos ajuda a implementarmos ideias sustentáveis. Além de tudo isso, qual parceiro de negócio, fornecedor, clientes, funcionários não vão querer ficar junto de uma líder que é grato? Acredito que todos gostariam de dividir o mesmo espaço que essa pessoa. E isso não é por acaso, pessoas que são gratas, trazem pessoas que possuem a mesma energia e isso é fantástico para uma organização.

Por isso seja grato. Com certeza essa será uma escolha excepcional para quem deseja superar a crise e vender cada vez mais.

Finalizando…

As dicas que foram passadas durante o post. Sendo colocadas em práticas, terão uma capacidade gigantesca de te ajudar a vender em tempos de crise. O importante é saber que independente da situação econômica, existem sempre oportunidades para que possamos atingir nossos objetivos.

Por isso não leia esse post apenas por ler. faça o uso do conteúdo de forma consciente e precisa. E obtêm os melhores resultados possíveis.

Se este artigo foi bom para você, deixe um comentário, ou compartilhe nas redes sociais.

Joás Alves

Olá, meu nome é Joás Alves, sou bacharel em produção publicitária e empreendedor digital, uma das minhas mais queridas missões, é compartilhar conhecimento para ajudar no seu crescimento pessoal e profissional.

Artigos Relacionados